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quarta-feira, 3 de abril de 2019

Relógios & Canetas online Abril - Editorial - Sobre gelo fino


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Editorial

Sobre gelo fino

Aquela que já foi a maior feira do mundo em termos de relojoaria e joalharia terminou a edição 2019 com 520 marcas, um quinto das que chegaram a estar presentes em anos recentes. Baselworld teve em 2019 um ano de transição. E, em 2020, ou renasce em outros moldes, ou simplesmente morre.

A crise de eventos deste tipo – feiras anuais mundiais – faz-se sentir não apenas com Baselworld, um evento centenário. Os salões automóvel também têm sofrido quebras e alguns vão desaparecer.

Desmaterialização, globalização e fluxo permanente da comunicação – directamente das marcas para o consumidor final, com eventos e “experiências” a ele dirigidos – deixam pouca margem de manobra para feiras tipo Baselworld.

O evento teve 81.200 visitantes (menos 22 por cento que em 2018). Os 3.300 representantes dos media credenciados, mesmo assim, demonstram o interesse pelo evento.

Michel Loris-Melikoff, o novo CEO da feira, promete para 2020 uma Baselworld que será “uma plataforma de experiências”, a funcionar não apenas durante os dias do evento, mas todo o ano. O objectivo é tornar Baselworld na mais importante comunidade para a indústria de joalharia e relojoaria, para jornalistas, bloggers e influenciers, para coleccionadores e outros consumidores finais.

Tendo coordenado datas com o rival Salão de Alta Relojoaria, que se realizava em Janeiro em Genebra, Baselworld 2020 ocorrerá de 30 de Abril a 5 de Maio, logo a seguir ao evento genebrino. Poupa-se assim, para os interessados, uma viagem à Suíça. Apesar dos esforços da equipa de Michel Loris-Melikoff, marcas importantes continuarão a abandonar a Baselworld – a Breitling é uma delas. Quanto a nós, lá estaremos em 2020. Em Genebra, Basileia ou qualquer outra parte do mundo onde aconteça Relojoaria.

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