Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Chegado ao mercado - relógio Fortis Cosmonautis Stratoliner Parabola LE


Fortis Stratoliner Parabola LE, da colecção Cosmonautis, novo cronógrafo mecânico automático, um relógio cujas origens remontam a 1962.




A estratosfera é a parte da atmosfera que rodeia a Terra. Esta camada fica entre os 15 e os 50 Km acima do nível das águas do mar. Ao contrário da troposfera, que é a atmosfera que respiramos e que fica entre os 0 e os 15 Km, na estratosfera a temperatura pode subir dos -60º para os 0º C devido à radiação ultravioleta absorvida pela camada de ozono, a qual converte a radiação eletromagnética em calor.

Devido a este fenómeno, nos anos 60 os pilotos dos aviões de reconhecimento, como os do lendário U2, tinham de usar uma técnica especial para os voos que realizavam a 20.000 metros de altitude – já em plena estratosfera. Os primeiros relógios vendidos sob o nome Stratoliner foram lançados no mercado em 1962 e eram precisamente usados pelos pilotos nestes voos sobre espaço aéreo hostil, em plena Guerra Fria.


O novo Fortis Sratoliner Parabola LE é uma edição especial, limitada a 200 peças, que presta homenagem a estas máquinas usadas em situações extremas, tendo sido testados com forças de aceleração até 13G (13 vezes superior à força da gravidade) durante períodos de tempo alargados.

O desenho do mostrador, com índices de formato retangular no lugar dos numerais das posições horárias, permite uma leitura mais imediata e torna o relógio num instrumento de navegação ideal para pilotos civis ou militares, aspeto reforçado pela presença de uma segunda escala de minutos/segundos no interior do mostrador e de uma escala taquimétrica na luneta exterior.













O movimento suíço escolhido para este relógio é o ETA 7750 Valjoux, que oferece funções de cronógrafo bem como janela de dia e data às 3h00. A caixa de aço, de 42mm e com resistência à água até 100 metros, possui um duplo acabamento polido/escovado. O vidro mostrador é de safira com duplo revestimento (interior e exterior) antirreflexo.

Ladeando a coroa Fortis tradicional, os dois poussoirs que controlam o funcionamento do cronógrafo são protegidos por rosca para evitar o seu acionamento acidental.




O Fortis Stratoliner Parabola LE (Limited Edition) tem a referência 401.21.38 e está disponível em Portugal através da rede de agentes da Sociedade de Relojoaria Independente, a partir de 2.988€ (PVP sugerido com bracelete em pele). Pode ser adquirido com bracelete em pele, em pele “performance” e em aço. Mais informações: www.fortis-swiss.com/en/cosmonautis/stratoliner-parabola-le.















Certificado de resistência na estratosfera

A Fortis propõe como opção para este relógio um certificado “Stratosphere Proven”. Para receber este certificado assinado individualmente, cada relógio é elevado através de um balão estratosférico até uma altitude de 40.000 metros. Ao atingir esta altitude, o balão rebenta e o relógio desce de forma segura até ao solo, preso a um pequeno paraquedas.

De forma a evitar perder o relógio que, devido à rotação da Terra, pode aterrar a muitos quilómetros de distância do ponto de elevação, é usado um sistema GPS. Além disso, uma câmara de ação especial vai tirando fotos ao relógio durante a sua viagem estratosférica, com a curvatura do planeta a servir de pano de fundo.

As fotos e o certificado são entregues ao proprietário do relógio. Este certificado, dado os elevados custos logísticos envolvidos nesta operação, tem um custo adicional de 7000 francos suíços e pode ser solicitado diretamente à Fortis.

Sem comentários: