Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Há 238 anos... a prisão de Filinto Elísio pela Inquisição

Paris, 4 de Julho de 1806

Num dia, qual o de hoje (há vinte e outo anos)
Vinha da Inquisição buscar-me um sbirro,
Por que os clérigos tristes, a seu gosto,
Comigo palhetassem,

E que, mais réus do que eu, depois de haver-me
Consumido e ralado a pacência
Com perguntas, com cárcere, com tratos,
Me enviassem a fogueira.

Mas hoje, que dif'rença! O dia é o mesmo,
Dia quatro de Julho. Em vez de sbirro,
Vem damas, vem amigos saudar-me
E festejar comigo

A bela escapatória; e, retinindo
Os copos uns aos outros, apuparem
O infame tribunal, a dar-lhe as vaias,
E a dar-me a mim os vivas. [...]

Filinto Elísio

Sem comentários: