Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Montblanc lança caneta Maecenas na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva


Em casa de um mecenas, falou-se de Mecenas. Celebrando os 20 anos do prémio “Montblanc de la Culture Arts Patronage”, a Montblanc apresentou hoje ao fim da tarde, na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, em Lisboa, as suas Edições Limitadas Patron of Art Edition Gaius Cilnius Maecenas 4810 e 888.

A Montblanc Patron of Art Edition Gaius Cilnius Maecenas – Limited Edition 888

A Montblanc Patron of Art Edition Gaius Cilnius Maecenas – Limited Edition 4810


Gaius Cilnius Maecenas


Nuno Miguel Teixeira, Director da Montblanc para Portugal


Francisco José Viegas evocou a figura de Gaius Cilnius Maecenas e sublinhou o gosto pessoal pela escrita à mão, com caneta de tinta permanente

O prémio “ Montblanc de la Culture Arts Patronage”

Enquanto artistas e performers são frequentemente celebrados e lhes são atribuídos prémios de prestigio pela sua excelência artística, raramente são reconhecidos aqueles que investindo o seu tempo e o seu capital fazem com que esses momentos artísticos possam acontecer. A Montblanc colocou assim duma forma pouco convencional o foco em todos aqueles que possibilitam o avanço cultural e celebrou o seu trabalho através da atribuição dum prémio diferente de todos os outros: o “Montblanc de la Culture Arts Patronage Award”, sempre acompanhado de edições de canetas da linha Patron of Art Limited Edition.

O “Montblanc de la Culture Arts Patronage” pretende homenagear Mecenas dos 12 países onde o prémio vigora neste momento (ainda não em Portugal), e que tenham contribuído com a sua entrega altruísta ou com o seu apoio financeiro para a realização de obras de arte e projectos culturais.

Com o intuito de celebrar o vigésimo aniversário do "Montblanc de la Culture Arts Patronage Award” a Montblanc presta em 2011 tributo ao homem que é considerado o precursor do mecenato, o romano Gaius Cilnius Maecenas.

Maecenas – o primeiro “Patron of Arts”

Maecenas (70 AC - 8 AC) possuidor duma imensa fortuna e duma grande influência enquanto diplomata e político romano, foi amigo e conselheiro de Octávio que se tornaria Augusto, o primeiro imperador Romano. Reconheceu o génio dos Poetas do seu tempo, incluindo Horácio e Virgílio, dando-lhes total apoio financeiro. Devido a esta segurança estes poetas foram capazes de dedicar a sua vida ao verso lírico e desenvolver a sua arte de forma a criar novos paradigmas. Como resultado da sua acção, o seu nome tornou-se em muitas línguas denominação de um benfeitor cultural, um generoso patrocinador das artes.

É sabido que o suporte dado por Maecenas não era feito por mera vaidade ou por uma paixão insaciável pelas letras. Maecenas viu a literatura como uma forma poderosa de reconciliar as mentes das pessoas com a nova ordem das coisas sob o comando de Augusto. Como homem de estado poderoso que era, ele assumiu a sua própria responsabilidade cultural para a glória do estado.

Edição Limitada

Limitada somente a 4810 exemplares, número que corresponde à altitude do Mont Blanc em metros, esta “Patron of Art Limited Edition” é uma homenagem a Maecenas. O design deste instrumento de escrita é inspirado pelas colunas dos templos romanos; o corpo é em resina marmoreada reflectindo a arquitectura da Roma antiga. O primeiro verso de uma ode dedicada a Maecenas, composta por Horácio, aparece inscrito na tampa, trabalhada, assim como os seus anéis em prata.

Uma coroa de folhas de louro gravada adorna todo o anel superior. Com a inscrição “Gaius Clinicus Maecenas”, o anel da tampa tem inscrito o nome completo do homem que é considerado pela história como o pionmeiro patrono das artes. A base do cone tem gravada a reprodução de uma moeda romana com a figura de Maecenas, a forma do clip da tampa é a de uma espada romana, evocando assim as suas glórias militares ao lado de Augusto. Uma coroa de louros e os números romanos “ MMXI” estão gravados no aparo em ouro revestido a ródio.

“Patron of Art Edition Gaius Cilnius Maecenas – Limited Edition 888”

Mantendo a tradição iniciada em 1995 de se lançar uma edição “Patron of Art” ainda mais exclusiva, limitada a apenas 888 exemplares, esta versão é em ouro maciço, com a resina do corpo a imitar mármore, e evocando também a arquitectura de Roma.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas pessoal , eu tenho uma caneta Monblanc Meisterstuck 742 , em ouro …. eu andei a pesquisar na net e verifiquei que a caneta foi feita em 1950 e que ha apenas 100 canetas iguais a esta no mundo.
Eu tenho algumas perguntas se possivel me ajudarem .1º se sabem quanto possa valer esta caneta? 2º Onde posso vender a caneta .