Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Meditações - bater 100, como relógio mal concertado

BR. – Este mesmo Capitão trazia amores em parte que me ia nisso algüa cousa. A dama chamava-se Temuda: mas que havia o diabo de fazer? Viemo-nos üa so noute a encontrar em um lugar escuso. Ele rebuçouse, mas eu ao passar, disse: Para que é andar tão temudo?

DEV. – Destruíste-o. Esse homem como se não foi logo lançar num poço?

BR. – E isto em dizendo, fazendo.

DEV. – São graças naturais que Deus reparte por quem quer bem.

BR. – Não o digo por me gabar, mas quantas vezes me aconteceu não me darem somente vagar com requirimentos de cartas de amores, uns a um propósito, outros a outro?

DEV. – Quais havias por mais trabalhosas?

BR. – As primeiras.

DEV. – Como Mestre.

BR. – E assi de üas, como de outras os começos, que despois üa palavra leva a outra por üa maneira nova que ora descobrimos, que tudo se vai apurando cada vez mais.

DEV. – Ficar-te-iam os treslados, que leremos sobre mesa.

BR. – Nunca os guardo, mas lembra-me um começo, e dizia assi: «Nas ondas destas lágrimas que
me levam assi na sua corrente, não tem estes meus olhos outro Norte, per que se rejam, senão os teus.»

DEV. – Ai, ai, que farei? Isso não se sofre.

BR. – Outra.

DEV. – Dará cento, como relógio mal concertado.

BR. – «Os enganos, senhores da vontade, fazem o que querem de mim, e eu não quero acabar de entender o que entendo, e fico assi como em mares encruzilhados onde a força não esforça, nem governa o governalhe.»

DEV. – Busca quem te aguarde tais pancadas, que eu não posso.

Francisco Sá de Miranda (1481 - 1558), poeta português, in Os Estrangeiros

Sem comentários: