Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Relógio Museu Inverso XX apresenta-se na Casa do Alentejo a 70 amantes da relojoaria mecânica


Cerca de 7 dezenas de amantes da relojoaria mecânica reuniram-se uma destas noites na Casa do Alentejo, em Lisboa, começando um jantar muito especial pelos digestivos, café e sobremesa. E acabando nos aperitivos e entradas, com o prato principal pelo meio.

O pretexto - a apresentação na capital da mais recente criação do Museu do Relógio - o Inverso, a que já tínhamos feito aqui referência. Um relógio de pulso que tem as indicações no mostrador no sentido contrário ao habitual, já que os ponteiros se movimentam também no sentido oposto e a corda é dada igualmente de forma inversa.

O Inverso é uma peça que serve para finalizar as comemorações dos XX Anos do Museu do Relógio, que começou em Serpa e criou, entretanto, uma extensão em Évora,

O repasto, tendo como base a gastronomia alentejana, foi regado com vinhos Herdade da Ervideira, também eles oriundos do Alentejo.


O Museu Inverso XX é uma edição limitada de 120 exemplares. Tem calibre de carga manual (Poljot) e caixa de 42 mm, plaqueada de ouro rosa. Tem indicação de horas e minutos centrais e pequenos segundos às 3 horas (nas habituais 9). Todos os ponteiros se movimentam da direita para a esquerda, no sentido contrário ao habitual. Vem com vidro mineral ultra-resistente e pulseira de pele genuína com 22mm (castanho-bordeaux). Custa 450€ e tem porte de correio grátis. Há a possibilidade de ter pulseira HIRSCH “Golden Brown” (+€25). Tem garantia de 3 anos e pode ser encomendado aqui.



Um Zenith, bonito exemplar de parede, com belo trabalho de madeira a rodeá-lo. Um dos relógios património da Casa do Alentejo











António Tavares de Almeida

O Museu do Relógio, fundado em 1995 por António Tavares de Almeida e hoje dirigido pelo filho, Eugénio Tavares de Almeida, "tem procurado desenvolver algumas iniciativas culturais mas também peças que eternizem esta efeméride do vigésimo aniversário", diz-nos o actual responsável pela instituição. "Assim, após o enorme sucesso do relógio INVERSO em 2006 e fruto de centenas de solicitações de uma reedição… em Dezembro 2015 o Museu do Relógio apresenta o relógio INVERSO XX".


Fernando Correia de Oliveira e Eugénio Tavares de Almeida, em Serpa


Sem comentários: