Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um almoço de bacalhau fresco com Edwina Tops-Alexander, a melhor cavaleira de obstáculos do mundo, embaixadora dos relógios Jaeger-LeCoultre


Ameijoas à Bulhão Pato e bacalhau fresco sobre cama de batata frita à Gomes de Sá foram o cartão de visita gastronómico luso para o almoço de hoje num restaurante à beira rio, onde uma das melhores cavaleiras de obstáculos do mundo, a australiana Edwina Tops-Alexander, nos explicou um pouco da sua vida profissional e do papel que desde 2011 tem como embaixadora da Jaeger-LeCoultre.

Edwina está em Portugal para participar, mais uma vez, no Global Champions Tour do Estoril. O evento vai decorrer entre 5 e 6 de Julho de 2013 no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

Edwina já era há muito admiradora da Jaeger-LeCoultre, possivelmente devido à relação estreita e histórica que a marca tem mantido com o mundo dos cavalos.

Com efeito, a manufactura suíça assume a sua ligação a este mundo desde 1931, ano de lançamento de um modelo desenvolvido especialmente para os jogadores de pólo do exército colonial britânico – o Reverso. O segredo estava na caixa do relógio que virava sobre si mesma, permitindo proteger o mostrador de eventuais danos e oferecendo, ao mesmo tempo, um fundo para gravação personalizada. Protegido por patente e com um estilo Art Déco ancorado, também, numa sólida funcionalidade, o então novo modelo acabaria por ser recebido com grande êxito. O Reverso desenvolveu-se, ao longo dos últimos 82 anos, com novas faces, tamanhos e complicações, estando também disponível numa grande diversidade de versões femininas.

Com base no Reverso, ao longo dos tempos, a Jaeger-LeCoultre tem-se associado aos mais diversos eventos hípicos, mas também aposta nos melhores jogadores de pólo e cavaleiros para embaixadores.


"Os detalhes e o tempo necessários para criar um relógio são verdadeiramente incríveis", diz Edwina, que vive no Mónaco, tem os seus cavalos na Holanda e nasceu na Austrália. A sua vida profissional fá-la viajar constantemente - tem cerca de 50 provas anuais, que vão de Lisboa a Shanghai, passando pelas Américas. "Também eu tenho que dar atenção a todos os pormenores de uma actividade que inclui a criação de cavalos, o seu treino, venda e, claro, a competição. Tudo isto constitui já uma empresa de algum tamanho", faz notar.

Ainda ontem recebia a notícia de que a condutora que trazia os seus cavalos, da Holanda para o Estoril, teria adormecido, de madrugada, despistando-se numa auto-estrada portuguesa. Ouviu o sinal sonoro da tinta pintada junto aos rails e conseguiu fazer parar o camião, mas apenas alguma centenas de metros à frente. "Um grande susto, mas tanto ela como os cavalos estão bem", disse.










Depois de ter já visitado a manufactura Jaeger-LeCoultre, a cavaleira visitou, no passado mês de Janeiro, o Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH) para descobrir a nova coleção Jubilee que celebra os 180 anos da marca.

No seu quotidiano e em terreno equestre, Edwina Tops-Alexander costuma usar com frequência relógios Jaeger-LeCoultre. O novo Grande Reverso Lady Ultra Thin chamou particularmente a sua atenção no SIHH:

"A ideia de revelar uma face do Reverso, enquanto outra permanece escondida é muito fascinante! Dá-nos o prazer de termos de decidir qual o mostrador a revelar, dependendo do momento e do lugar onde estamos", disse.


"É preciso ver os mestres relojoeiros a trabalhar para podermos apreciar plenamente os incríveis detalhes e o tempo necessários para criar um instrumento do tempo. Hoje, não sei dizer se é mais difícil fazer um relógio ou fazer de um cavalo um vencedor", pensa a cavaleira.


Nascida em Sydney, Austrália, Edwina Tops-Alexander começou por conquistar numerosos torneios nacionais na mais tenra idade, mas, animada por um raro espírito de competição, decide rapidamente partir para a Europa com o objectivo de enfrentar os melhores cavaleiros do mundo. Recém-chegada ao Velho Continente, Edwina faz-se notar pelo seu desempenho, impondo-se em numerosas competições do mais alto nível.

Na década de 2000, a sua carreira passa por um novo período ascendente, uma vez que encontra Jan Tops, um dos mais célebres treinadores e cavaleiros do mundo. Participa, então, nos maiores torneios internacionais, entre os quais os Jogos Equestres Mundiais d’Aix-la-Chapelle (os quais termina com um 4º lugar), e os Grandes Prémios de Zurique e de Londres. Durante os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, Edwina termina no 9º lugar e passa a ocupar um lugar no restrito círculo dos melhores cavaleiros do mundo. Desde 2009, é número um do ranking mundial feminino. Em 2009 e 2011, impõe-se no quadro do prestigiado Global Champions Tour ao comando do seu cavalo Itot du Château e marcou a história deste Campeonato ao tornar-se na primeira pessoa a arrebatar mais de um milhão de euros de prémios no decurso de uma mesma época. Em 2012, ano em que conquista excelentes resultados nos mais diversos torneios, participa também nos Jogos Olímpicos de Londres. Actualmente, ocupa o 5º lugar do ranking misto internacional (Federação Equestre Internacional - FEI) e o primeiro lugar no ranking feminino.

Líder do Ranking do Global Champions Tour na temporada 2012, Edwina Tops-Alexander tem usado nesta competição precisamente um Reverso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um verdadeiro fascinio, os relógios...a par dos sapatos e carteiras...Porém, na realidade nem uso!