Passado um ano, e em ambiente de alerta laranja, devido às condições atmosféricas, uma equipa de voluntários do Arquivo Ephemera andou este fim-de-semana por Viseu, envolvida em diversas actividades. (fotos Rita Maltez e Estação Cronográfica)
Desde logo, e à chegada, ao fim da tarde, na sexta-feira, uma visita ao ponto de recolha de que o arquivo dispõe, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), entidade também ela parceira no projecto Ephemera de preservação da memória.
"Foi com grande gosto (e com alguma surpresa pela dimensão) que o grupo de voluntários de Lisboa e do Barreiro poude ver o enorme trabalho e dedicação dos nossos amigos e voluntários locais, com destaque para Cláudia Romano, Armando Ferreira e José Fernandes", disse José Pacheco Pereira, fundador do Ephemera.
Numa sala dedicada ao Ephemera, encontravam-se expostas várias doações que têm sido feitas no último ano, e que estão a ser inventariadas e catalogadas.
"É um trabalho que inclui periódicos, panfletos, cartazes, objectos e que irão enriquecer de forma significativa o acervo do arquivo", sublinhou Pacheco Pereira.
A equipa do Ephemera teve igualmente um encontro com a nova direcção do IPV, com o seu Presidente, Professor José Santos Costa e com membros da sua equipa, com destaque para a Professora Helena Vala Correia, sobre as perspectivas da colaboração em comum e da implementação do protocolo assinado entre a Associação Cultural Ephemera e aquela instituição.