segunda-feira, 29 de junho de 2015

Na Oris Aviators Academy, com os relógios Oris, no aeródromo de Ambri, Suíça - III


Como já aqui e aqui referimos, estivemos por estes dias no cantão de Ticino, Suíça, na zona de Lugano, Lago Maggiore, a convite dos relógios Oris. Participámos na Oris Aviators Academy 2015, onde foi apresentado o novo modelo Big Crown ProPilot Calibre 111. Na ocasião, tivemos oportunidade de voar num Pilatus PC7, como se vê na foto em baixo.


(foto Miguel Seabra)

Com este modelo, a Oris introduz pela primeira vez o seu movimento de manufactura nesta linha de aviação.


(Sequência de três fotos de Alexander Linz)



Da marca:

No ano passado, a marca suíça independente começou a reconstruir o seu programa interno industrial de movimentos, com o Calibre 110. A revelação do Calibre 111, em 2015, assinala o próximo capítulo na longa tradição relojoeira da Oris, que teve início em 1904. Tal como o seu precursor, o Calibre 111 é um movimento manual com uma reserva de corda de dez dias e um indicador de reserva de marcha não-linear patenteado. A Oris adicionou-lhe a função de data, numa janela na posição das nove horas, criando um trio de complicações nunca antes visto num relógio.

O design do relógio mostra influências da coleção Big Crown ProPilot, inspirada na aviação. Tem uma caixa multipeças de 44 milímetros de aço inoxidável com um acabamento acetinado e uma luneta com o bordo serrilhado, inspirado nas turbinas de um motor a jato.

No mostrador, o indicador não-linear de reserva de corda foi desenhado para se parecer com um medidor de combustível de um avião. O relógio também dispõe de uma coroa de rosca de aço inoxidável e é resistente à água até 10 bar, ou 100 metros.

É importante ser possível ler um relógio de piloto num vislumbre, e foi por isso que a Oris equipou o Big Crown ProPilot Calibre 111 com um revestimento antirreflexo na face interior do vidro de safira, para minimizar os brilhos.

Além disso, o relógio apresenta os índices em numeração árabe e os ponteiros das horas e dos minutos preenchidos com Super-LumiNova® de alta legibilidade.

O Big Crown ProPilot Calibre 111 tem um mostrador de antracite polida e índices aplicados. É também o único relógio da coleção Big Crown ProPilot a ser equipado com uma bracelete de pele genuína de crocodilo do Louisiana.

O relógio também está disponível com uma bracelete de tecido ou com uma correia de aço inoxidável.

O Big Crown ProPilot Calibre 111 é outro sinal do tão aguardado regresso da Oris ao fabrico de movimentos, e serve para nos recordar a filosofia da empresa, que acredita em fazer relógios de qualidade, de fabrico industrial, e altamente funcionais para "pessoas reais".


Os três dias passados no Lago Maggiore culminaram com um jantar numa das ilhas, numa villa ao estilo italiano (o cantão de Ticino faz fronteira com a Itália e a língua que aqui se fala é o italiano).





















O Oris Big Crown ProPilot Calibre 111 tem caixa de aço, de 44 mm. Calibre de carga manual, da manufactura, com autonomia para dez dias, indicador de reserva de corda não-linear, patenteado, data. Vem num estojo de madeira, com uma insígnia de metal e tem um PVO de 5.200 francos na Suíça (cerca de 5.200 euros).




(foto Miguel Seabra)

Fernando Correia de Oliveira e Nuno Santana (Company One)


(foto Miguel Seabra)

Os portugueses presentes no evento, com o Presidente Executivo da Oris, Ulrich Herzog: Miguel Seabra (Company One); Bruno Lobo (Fora de Série); Fernando Correia de Oliveira.

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