sábado, 24 de janeiro de 2015
Chegado ao mercado - relógio Sturmanskie "Mars"
A Sturmanskie (“Штурманские”), marca desde sempre ligada à conquista do espaço – foi um relógio seu o primeiro a entrar em órbita, no pulso do cosmonauta russo Yuri Gagarin – apresenta “Mars”, o porta-estandarte da nova gama Sturmanskie para 2015.
O primeiro eixo do desenvolvimento deste relógio pode ser definido pelos “três ‘A’”: Automático, Anti-Choque e Anti-Magnético. Vem equipado com o calibre suíço ETA 2824-2. Como na ausência de gravidade o rotor não funciona, este movimento permite também receber corda manualmente.
Para oferecer um relógio que fosse também à prova de choque e resistente à influência de campos magnéticos, a marca russa teve de repensar a forma da caixa e, uma vez mais, inspirou-se nas glórias passadas da exploração do espaço. Para o efeito foi criada uma caixa interior numa liga de berílio – um dos elementos mais raros do universo . Usado em aplicações estruturais, a combinação de características de rigidez, baixa densidade, estabilidade e condutividade térmica tornam o berílio num dos metais mais cobiçados no desenvolvimento de materiais para a indústria aeroespacial.
Esta caixa anti-magnética alberga o movimento mecânico automático e o mostrador principal do relógio. Era agora preciso encontrar uma forma de ligar este núcleo central ao resto do relógio, algo que a Sturmanskie fez inspirando-se no sistema APAS (Androgynous Peripheral Assembly System), usado pela primeira vez como mecanismo de acoplamento na Estação Espacial Internacional para o voo “Soyuz – Apollo”.
Nesta solução, foram usadas três pontes – às 12H00, 4H00 e 8H00 – entre a caixa interior e anel exterior que inclui a coroa do relógio e as asas de suporte da bracelete, de forma que o núcleo interno parece levitar sob o efeito de gravidade zero.
A caixa exterior de 48mm de diâmetro, de aço, tem um mostrador protegido por vidro de safira e oferece uma resistência à água de 10 atmosferas (100 metros). A coroa é trancada por uma alça metálica que evita o seu accionamento acidental.
O Sturmasnkie Mars está já à venda em Portugal através da rede de agentes da SRI – Sociedade de Relojoaria Independente. O seu PVP sugerido é de €2.000.
A produção da Sturmanskie começou em 1949. Estes relógios eram entregues e faziam parte do equipamento usado pelos pilotos da força aérea soviética e nunca foram vendidos nas lojas. Em 12 de Abril de 1961, Youri Gagarin tornou-se no primeiro ser humano a viajar ao espaço e voltar são e salvo, a bordo de um foguetão Vostok 3KA-2 (Vostok 1). Durante o seu voo histórico, Gagarin usou o seu Sturmanskie no pulso, que se tornou assim no primeiro relógio a viajar no espaço, onde demonstrou um funcionamento perfeito mesmo em condições de gravidade zero. A marca foi relançada em 2013 com novos modelos automáticos e de quartzo, de origem suíça e japonesa. A montagem e fabrico final de todos os Sturmanskie continua no entanto a ser feita na Rússia.
Criada a partir da paixão do seu fundador pelos relógios mecânicos, a SRI representa em Portugal relógios das marcas Junkers, Zepellin, Buran, Vostok Europe, Aviator e Sturmanskie. A missão da SRI consiste em oferecer aos entusiastas portugueses marcas de relógios de grande prestígio mas que, ao mesmo tempo, oferecem uma excelente relação preço-qualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário