segunda-feira, 29 de abril de 2013

Baselworld 2013 - portefólio 4 (e fim, por agora)


Baselworld 2013 está a acabar e a comunidade relojoeira mundial já marcou encontro para 27 de Março de 2014, altura em que a maior feira de relojoaria e joalharia do mundo reabrirá portas. Cerca de 100 mil visitantes terão passado este ano pelo certame, entre eles 3.500 jornalistas. Numa feira alargada e renovada, houve menos expositores - alguns não aguentaram o aumento do preço do espaço, outros não gostaram das localização que lhes atribuíram (fala-se em 20 por cento de diminuição no número de expositores). Ausências notadas por Estação Cronográfica: as "chinesas" Eterna e Porsche Design, a francesa Pequignet, a independente DeWitt.

Na geopolítica da nova feira, o Swatch Group estendeu-se a toda a largura do meio do Hall 1, o mais cobiçado, simbolizando a centralidade do maior grupo relojoeiro do mundo. Na imagem de cima, o universo das suas marcas, pela primeira vez com referência à recém-comprada Harry Winston. Pela primeira vez em 30 anos de vida, a marca Swatch esteve também presente em Basileia, com um espaço gigantesco, o Swatch Planet.

Os pilares independentes Rolex e Patek Philippe mantiveram a predominância na entrada do Hall 1 - com a Patek a manter praticamente inalterável o seu stand, numa demonstração de conservadorismo proverbial; e com a Tudor a independentizar-se da Rolex, ganhando pela primeira vez um stand próprio.

O grupo LVMH deverá ter sido o que mais ganhou com as mudanças - agrupou os seus quatro pilares relojoeiros - Zenith, Hublot, Bvlgari e TAG-Heuer - logo à entrada do Hall 1. Deste ponto de vista, os perdedores terão sido os regressados Girard-Perregaux e JeanRichard, do grupo Kering (antigo PPR), que deixaram o salão de alta relojoaria de Genebra para voltar este ano a Basileia, mas ficando bem ao fundo do Hall 1.

Uma das notícias que antecedeu em dias Baselworld e surpreendeu os mercados foi a compra por chineses da até agora independente Corum. Os corredores da feira pululavam de boatos sobre outras compras iminentes por parte de chineses, ávidos de poder mostrar produto Swiss Made.

Um último portefólio sobre Baselworld 2013:


Com os pés bem assentes na Terra, ao lado de um astronauta Luminox...


Na festa "techno" da ck, num armazém dos arredores de Basileia







Na festa da Cuervo y Sobrinos, com o CEO da marca, Marzio Villa, a cantar...





Estéticas renovadas, investimento de milhões para poder estar na maior feira do género no mundo










O stand da Citizen, dos mais originais, com milhares de calibres suspensos no ar









No stand da Eberhard, um bólide pilotado por Tazio Nuvolari, nos anos 30



No stand da U-Boat, uma Triumph customizada pela marca relojoeira, numa edição limitada





Roda dentada... roda da fortuna. Símbolo de ascensão e queda, de vitória e derrota, de altos e baixos. Relojoaria, uma indústria europeia de vento em popa, no meio do naufrágio geral. Sic transit... e até para o ano.

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