sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Meditações - o compasso do tempo
O tempo não muda o passo,
tem sempre o mesmo andamento;
nós é que não temos tento
para andar ao seu compasso!
João de Castro Nunes
tem sempre o mesmo andamento;
nós é que não temos tento
para andar ao seu compasso!
João de Castro Nunes
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra comemora seis anos
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra comemora a 5 de Dezembro o 6º aniversário, com um programa especial. Saiba mais aqui.
Breitling estreia-se na China com as suas equipas de aviação
A Breitling fez actuar pela primeira vez as suas equipas de aviação na China. Tanto a Breitling Jet Team como a Breitling Wingwalkers participaram na 9ª China International Aviation & Aerospace Exhibition (Airshow China 2012). A Breitling foi o cronometrista oficial do evento, que este ano decorreu em Zhuhai, Guangdong.
Machado Joalheiro - horário especial de Natal
A Machado Joalheiro pratica um horário alargado nas suas lojas no Porto e em Lisboa durante o período natalício.
Officine Panerai abre boutique em Lisboa, gerida pela David Rosas
A Officine Panerai abre no próximo mês de Dezembro a primeira boutique em Portugal (Avenida da Liberdade, 69B, em Lisboa).
Segundo a agência de comunicação da marca, "trata-se da primeira loja exclusiva da Panerai no país, que vai disponibilizar aos clientes e fãs um espaço simples e elegante onde é possível conhecer e adquirir modelos da coleção Panerai, assim como, as edições especiais e edições limitadas exclusivas de Boutique".
Ainda segundo a agência, "o espaço, de 30m2, foi desenhado seguindo os elementos distintivos presentes em cada Boutique Panerai: molduras de bronze envelhecido, paredes com estuque veneziano e estruturas de teca e aço. A loja foi projectada e decorada tendo como inspiração a sobriedade do classicismo italiano e também em linha com a história da Officine Panerai e sua ligação à Marinha Italiana. As linhas simples da parede de estuque veneziano destacam as imagens de produto e de barcos clássicos emolduradas em bronze envelhecido, e estão conjugadas com a forma de onda da outra parede. Ao fundo da loja encontra-se uma mesa em teca e um grande relógio de parede onde se apresenta o mostrador característico da Panerai com estrutura “sandwich”. Este tipo de mostrador é composto por dois discos sobrepostos, o superior tem os índices e marcadores perfurados para deixar passar o brilho da Super-Luminova®, um material luminescente que garante uma perfeita visibilidade mesmo em situações mais adversas".
Também segundo a agência de comunicação, trata-se de "uma boutique externa, uma Boutique Panerai gerida pela David Rosas".
Com a abertura da Boutique Panerai na Avenida da Liberdade, a marca florentina enriquece a rede exclusiva de vendas, que actualmente tem mais de 45 boutiques em todo o mundo, conclui a agência.
Em Paris, com a Cartier
Estação Cronográfica está por estes dias em Paris, na Fondation Cartier pour l'Art Contemporain. É neste local que os membros do Cartier Fine Watchmaking Club costumam tomar contacto antecipado com as novidades que a Cartier apresenta oficialmente no Salão Internacional de Alta Relojoaria.
Meditações - o preço de um segundo
Há momentos em que até
se clama por um segundo,
então se vendo que ele é
o bem mais caro do mundo!
João de Castro Nunes
se clama por um segundo,
então se vendo que ele é
o bem mais caro do mundo!
João de Castro Nunes
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Relógios TAG Heuer inaugura boutique em Genebra
A TAG Heuer inaugurou hoje a sua primeira boutique em Genebra, com a presença de Jean-Christophe Babin (CEO TAG Heuer) e Christian Adam (General Manager para a Suíça), além do convidado especial, o piloto franco-suíço e embaixador da marca, Romain Grosjean.
Com 100 m2, situada na Rue Robert-Céard, no centro da cidade, a nova boutique apresenta as últimas criações relojoeiras do universo TAG Heuers, com realce para a linha Carrera, mas também outros artigos da sua colecção de acessórios lifestyle (casacos, sacos, cintos, óculos, telemóveis, etc.)
O TAG Heuer Carrera Mikrogirder, que obteve recentemente o Ponteiro de Ouro no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra, é uma das peças expostas na boutique genebrina.
Da marca:
“We opened our first boutique in Switzerland in Lucern a few months ago, and it has been successful beyond our wildest dreams. We are now thrilled to open our second boutique in Switzerland,” says Jean-Christophe Babin. “Of the 120 countries in which TAG Heuer is present, Switzerland is our eleventh biggest market. We intend to bring it up just behind our very largest markets such as Japan and the U.S.”
TAG Heuer thus pursues its policy of developing its retail market by opening 2 new boutiques in Switzerland. This is all the more logical in view of the fact that travel retail represents 80% of turnover in the company’s home market.
Over the last five years the brand has significantly increased its focus on retail strategy, opening several new stores throughout the world. In Europe it has paid particular attention to establishing a presence in major tourist locations such as Paris, Lucerne, Venice and Munich. TAG Heuer currently has 4,500 points of sale all over the world, and 160 boutiques. Its long-term aim is to reach a total of 300 boutiques.
“A presence in Geneva thus fits in perfectly with our policy of developing a direct retail network,” concludes Jean-Christophe Babin. “With its amazing location we believe that this boutique will soon find its place as a favourite address for Genevans and for people from all over the world. Especially since it stocks an exceptional timepiece, the TAG Heuer Carrera Mikrogirder, which won the Aiguille d’Or (‘Golden Eagle’) award at the 2012 Geneva Watchmaking Grand Prix.”
Relógio Breitling Transocean Chonograph Unitime apresenta-se à imprensa
A Cronometria, importadora da Breitling para Portugal, apresentou hoje à imprensa num pequeno-almoço no Ritz, em Lisboa, uma das suas novidades para este final de ano - o Transocean Chonograph Unitime (de que falámos já aqui, aquando da mais recente visita que efectuámos, há meses, à manufactura relojoeira suíça).
Com versões em ouro vermelho ou aço, e mostrador preto ou branco, este cronógrafo automático é equipado com o calibre de manufactura Breitling 05 e tem certificado cronométrico COSC (como aliás toda a produção da marca, caso único na indústria).
Com caixa de 46 mm de diâmetro, tem autonomia para 70 horas, indicação de data e é um Horas do Mundo. É exactamente esta última função que faz destacar o Unitime, já que o sistema de acerto para os 24 fusos horários é inovador e simples. Dois discos móveis - um de 24 horas e outro com os nomes das 24 cidades de referência (incluindo, como habitualmente os Açores), representando os 24 fusos horários. A hora dos ponteiros centrais corresponde à hora do fuso apresentado às 12 horas. A luneta das cidades, que pode ser encomendada em várias línguas, tem ainda indicações (a vermelho) que permitem ter em conta a hora de Verão.
Quando o utilizador muda de fuso horário, basta puxar a coroa para a posição intermédia e rodá-la para a frente ou para trás. O sistema, patenteado, faz com que haja saltos de hora a hora, corrigindo-se, com um único gesto, e ao mesmo tempo, o ponteiro das horas, o disco das cidades e o disco das 24 horas. A data é ajustada automaticamente para o fuso da hora local, tanto num sentido como noutro. Durante estas operações, os ponteiros dos minutos e dos segundos continuam a andar normalmente, sem que haja perda de precisão. Nem mesmo uma cronometragem que esteja em curso será perturbada.
O modelo Unitime nasceu nos anos 1950, quando a Breitling começou a empregar nos seus relógios de pulso a função Horas do Mundo (nessa época, começavam também a vulgarizar-se na aviação civil os voos transcontinentais, o que a tornava verdadeiramente útil).
Anúncio Breitling. Há precisamente 65 anos, em Dezembro de 1947, a revista Vela Desportos Náuticos publicava-o, sublinhando que a marca era "aprovada pela aviação portuguesa" (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
Recentemente, a Breitling anunciou que David Beckham passava a ser o rosto do Transocean Chonograph Unitime.
A versão aço do Breitling Transocean Chonograph Unitime ronda os 10 mil euros e a versão em ouro os 25 mil euros.
Penha Longa realiza Mercado de Natal, com produtos nacionais
No próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Dezembro, ocorre o Mercado de Natal do Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort.
O mercado iniciou-se o ano passado com o intuito de dar rosto a muitos dos negócios que proliferam na Internet dando o Penha Longa Hotel, destaque a tudo o que é nacional.
Encontrará produtos gastronómicos, gourmet, artigos de decoração, bijutaria, artigos para criança e livros.
LISTA DE PRESENÇAS
Prodidáctico - Jogos Prodidáctico
Lion´s World - Artes Decorativas
O Cantinho da Ana - Artes Decorativas
Ana Paula Gouveia - Artes Decorativas
Sabão de Cheiros - Sabonetes Artesanais
Campos Santos - Produtos Regionais
Lima Limão - Artes Decorativas para festas
MC Bijuterias - Bijuterias
Bolos & Bolachas - Pastelaria
Pita – Artigos para crianças personalizados
Três Pedras – Brinquedos
Mercado de Natal do Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort:
Dias 01 e 02 Dezembro
11h - 19h
Custo de participação €5 por mesa que vai directamente para o Centro de Apoio Temporário de Tercena.
Entrada livre
Morada: Estrada da Lagoa Azul, Sintra – Linhó
Agenda - exposição de joalharia e cerâmica, na Galeria 6, em Lisboa
Os joalheiros Susana Gorjão, Vanessa Ponces e João Filipe Catarino, bem como a ceramista Elsa Gonçalves expõem as suas criações a partir de Sábado, 1 de Dezembro, na Galeria 6, Travessa das Irmãzinhas Pobres, 6 E, em Campolide, Lisboa.
Chegado(s) ao mercado - relógio Pulsar Nairobi
Pulsar Nairobi. Cronógrafos de quartzo, caixas de 44 mm, em aço revestido a PVD negro. Estanques até 100 metros. PVP: 189 € (em cima); 199 € (em baixo)
Chegado ao mercado - Just Cavalli Trendy
Just Cavalli Trendy. Calibre de quartzo. Caixa de 39 mm, em aço, com tratamento cor de ouro rosa, e cristais. PVP: 159 €
Penha Longa, um dos cinco melhores sítios da Europa para jogar golfe
O Penha Longa Hotel, Spa and Golf Resort, em Sintra, é considerado como um dos cinco melhores locais para jogar golfe na Europa. A selecção é feita por um dos mais prestigiados sites de luxo, o Lux Guru, de Lorry White. Saiba mais aqui.
Marion Cotillard com Chopard
Marion Cotillard, na gala dos Annual Gotham Independent Film Awards, usou peças Chopard: um colar e um anel, em ouro branco, brilhantes e diamantes corte esmeralda.
Chegado(s) ao mercado - Emporio Armani Blue Collection
Emporio Armani Blue Collection. Calibres de quartzo, simples ou cronógrafos, caixas em aço. Modelos masculinos e femininos. PVP: a partir de 225 €
Girard-Perregaux faz parceria com a Academy of Motion Picture Arts and Sciences para apoio a futuro Museu do Cinema
A Girard-Perregaux será Cronometrista Exclusivo e Apoiante Fundador do novo Academy Museum of Motion Pictures, cuja abertura está prevista para 2016, em Los Angeles, anunciou hoje a manufactura de alta relojoaria suíça.
O museu ficará instalado no histórico edifício da Wilshire May Company e será o primeiro museu sem fins lucrativos dedicado exclusivamente à história e ao desenvolvimento actual da indústria cinematográfica.
Situado no centro de Los Angeles, o edifício será adaptado pelos arquitectos Renzo Piano e Zoltan Pali. No seu interior, ficarão extensas colecções e arquivos da Academia, que incluem mais de 140 mil filmes, 10 milhões de fotografias, 42 mil posters originais de filmes, 10 mil desenhos de produção, fatos, equipamento de filmagem e adereços vários, bem como objectos pessoais de personalidades ligadas ao cinema.
Para celebrar e promover esta parceria, a Girard-Perregaux passará a usar imagens icónicas da colecção fotográfica da Academia nas suas campanhas publicitárias e levará a cabo iniciativas especiais.
Da marca:
“We are honored to be working alongside the Academy of Motion Picture Arts and Sciences on this extraordinary venture”, says Michele Sofisti, CEO of the Sowind Group (Girard-Perregaux and jeanrichard). “We understand the importance of preserving the heritage and history of film making which, like watchmaking, requires an immense amount of love, work and dedication”.
“We are thrilled to be partnering with Girard-Perregaux on the creation of the Academy Museum of Motion Pictures”, notes Bill Kramer, Managing Director of Development for the Academy Museum. “Girard-Perregaux’s commitment to artistic excellence and technological advancement is a perfect fit for the Academy Museum. We look forward to working with them to realize this long-held dream of the Academy and the moviemaking industry.”
About Girard-Perregaux
Girard-Perregaux is a Swiss high-end watch manufacturer tracing its origins back to 1791. The history of the brand is marked by legendary watches that combine sharp design with innovative technology such as the renowned Tourbillon with three gold bridges presented by Constant Girard-Perregaux in 1889 at the Paris Universal exhibition where he was awarded a gold medal. Devoted to the creation of state-of-the-art Haute Horlogerie, Girard-Perregaux is one of the very few watchmakers to unite all the skills of design and manufacture under the same roof including the forging of the “heart” of the watch, the movement. With over 80 registered patents, Girard-Perregaux is fully committed to research and development to constantly fuse its unique heritage into modern watchmaking. Girard-Perregaux is majority owned by PPR.
About The Academy
The Academy of Motion Picture Arts and Sciences is the world’s preeminent movie-related organization, with a membership of more than 6,000 of the most accomplished men and women working in cinema. In addition to the annual Academy Awards—in which the members vote to select the nominees and winners—the Academy presents a diverse year-round slate of public programs, exhibitions and events; provides financial support to a wide range of other movie-related organizations and endeavors; acts as a neutral advocate in the advancement of motion picture technology; and, through its Margaret Herrick Library and Academy Film Archive, collects, preserves, restores and provides access to movies and items related to their history. Through these and other activities the Academy serves students, historians, the entertainment industry and people everywhere who love movies.
Meditações - a idade do Homem
Both fossil evidence and DNA analysis using molecular clocks (estimates on historical mutation rates) agree that Homo sapiens is 150,000-200,000 years old. It is only in the past 50,000-60,000 years, however, that it has really taken off. Some ascribe the late take-off to chance. Others think the human mind crossed a threshold at that time, and the flourishing of humanity is the consequence.
The Economist, 1o de Novembro de 2012
The Economist, 1o de Novembro de 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Antiquorum parceiro oficial do Geneva Time Exhibition
O comunicado:
Antiquorum, the world’s premier auctioneer of fine modern and vintage timepieces, is thrilled to announce its support of innovation and great craftsmanship with its partnership as an official sponsor of the GTE (Geneva Time Exhibition), Europe’s premier showcase for the art of independent watchmaking.
It will be the first time that Antiquorum is partnering with the GTE and it looks forward to helping promote the know-how, expertise and innovation of the independent Swiss watchmakers. As the only auction house listed as an official sponsor at the Fair, Antiquorum plans to support the brands further by displaying some pieces in its showroom, open to the public, at 3 rue du Mont-Blanc from the 15th January until the 11th February.
Ever since its launch in January 2010, the Geneva Time Exhibition has pursued its goal to bring together the leading independent watchmakers under one roof. It was clear from the start that the Fair fulfilled a need – in fact, it met a pressing demand: to give independent watchmakers the opportunity to raise their international profile, boost sales, and attract new clients – both professional and private.
In 2013, Geneva Time Exhibition is relocating to the heart of Geneva, to the Bâtiment des Forces Motrices. This new venue, with its superb Belle Époque architecture, offers the perfect venue for visitors and the Fair's forty high-flying exhibitors, all keen to meet and talk with watch aficionados – whether specialist professionals or savvy collectors – about the latest timepiece sensations. “We at Antiquorum are proud to support the GTE,” said Julien Schaerer, Watch Expert and Managing Director, Antiquorum Geneva. “The exhibition is an important part of the watchmaking community and upholds the values we all share – the importance of independence, creativity and the art of fine watchmaking.”
Established in Geneva in 1974, Antiquorum has carved its own unparalleled niche in the auction world through its focused expertise in horology and by cultivating a thriving collector’s market for timepieces worldwide. The world’s premier auctioneer of fine modern and vintage timepieces has set world records for auction sales and holds approximately ten auctions a year in Geneva, New York and Hong Kong, with previews held in major cities worldwide. www.antiquorum.com.
Geneva Time Exhibition
Dates: Sunday 20–Thursday 24 January 2013
Venue: Bâtiment des Forces Motrices (Place des Volontaires, Geneva Centre)
Open: Sunday 20 January–Wednesday 23 January 2013, 10am–7pm (trade only)
Thursday 24 January 2013, 10am–5pm (open to public)