terça-feira, 22 de março de 2011

Urban Jürgensen apresenta primeiro relógio de pulso com escape "à détente"

Duas das mais respeitadas personagens da moderna Alta Relojoaria, o mestre relojoeiro finlandês Kari Voutilainen e o designer suíço Jean-François Mojon apresentaram hoje em Basileia, a um restrito número de jornalistas especializados, aquilo que é o primeiro relógio de pulso a usar um escape "à détente".

Este tipo de escape, também dito "livre" foi inventado no século XVIII, e empregue em cronómetros de marinha. O objectivo é eliminar a fricção entre o escape e a roda de escape, que ocorre quando, por exemplo, se está perante um usual escape de âncora. Isso melhora substancialmente o comportamento do relógio.

O trabalho foi desenvolvido pelos dois para a marca Urban Jürgensen. Este era um célebre relojoeiro dinamarquês do século XVIII, especialista em cronómetros de marinha. O relojoeiro suíço Peter Baumberger comprou a companhia em 1979 e, desde então, a Urban Jürgensen tem-se mantido fiel aos níveis de qualidade e inovação tecnológica que caracterizaram o seu fundador.

Baumberger, que tinha desafiado Voutilainen e Mojon a criarem o primeiro relógio de pulso com escape "à détente", faleceu em 2009, mas o projecto prosseguiu.

Assim, Estação Cronográfica teve hoje as primeiras explicações técnicas sobre o Urban Jürgensen Chronometer P8 “avec échappement à détente". O calibre consegue, segundo Mojon, uma melhoria de 40% no isocronismo em relação à média exigida para certificação de cronómetro - COSC.
O Doutor Helmut Crott, um dos maiores especialistas mundiais em relojoaria antiga, consultor de grandes coleccionadores particulares, de casas leiloeiras e museus, fez a contextualização história do escape "à détente".

Jean-François Mojon descreveu as dificuldades técnicas e explicou, através de um pequeno filme, como trabalha este escape sem âncora (e que, assim, não faz o típico tic-tac, mas antes um tic-tic-tic-tac, que pode ser visualizado nos pequenos segundos às seis horas - o ponteiro dá três saltos entre cada segundo).

Kari Voutilainen explicou o relacionamento pessoal que teve com Baumberger, que o entusiasmou a aceitar o desafio.
A parte de trás do novo Urban Jürgensen Chronometer P8 “avec échappement à détente" e, em baixo, um relógio de bolso, cronómetro, de Urban Jürgensen, do século XIX. Estação Cronográfica não publica fotos da parte da frente do novo relógio, pois as que tirou não têm qualidade, mas não quis deixar de passar desde já alguma informação sobre uma peça de que irá voltar a falar.
O relojoeiro dinamarquês Urban Jürgensen

O novo Urban Jürgensen tem calibre automático (UJS.08), com duplo tambor de corda e 88 horas de autonomia. Indica horas, minutos e reserva de corda e os segundos param quando se acerta. Vem em caixa de ouro rosa ou amarelo ou platina, de 42 mm. O preço começa nos 55 francos suíços e é feito por encomenda directa do futuro possuidor, já que a marca não dispõe de rede de distribuição (e produz apenas cerca de 300 relógios por ano)

Da marca:

THE NEW UJS MANUFACTURER CALIBER P 8 (USPs)

A highly innovative movement solidly designed: reliably calculated, simulated and tested.

Prototypes of the caliber either with lever or detent escapement have undergone a thorough testing phase at the laboratories of Chronofiable SA and the C.O.S.C.

The variable design principle allows various functions and complications (basic plate prepared for 36 references).

Highest quality of industrial and horological finishing.

Delays for after sales service (5 to 7 years)

Can be repair by any qualified watchmaker.

Diameter: 32 mm
Height: 5.25 mm
Two barrels “in series”
Eighty-eight hours power reserve
21600 vph (3 Hz)
Large freesprung balance, diameter 12 mm, 24g/cm²
Power reserve indication
Choice of pivoted detent or lever escapement
Stop second (hack feature)
Optimized teeth shape to reduce friction
Case diameter 42 mm - 12mm heigh

1 comentário: