sexta-feira, 2 de junho de 2023

A IA, os HNWI e o luxo personalizado

A IA, os HNWI e o luxo personalizado

Um estudo recente da Pure Profile para a Communications Specialist Ltd prevê que o crescimento anual do mercado do retalho de luxo cresça mais de 5,5 por cento ao ano, nos próximos 4 anos. A empresa líder mundial em tecnologia da comunicação baseia-se na auscultação de dirigentes executivos dos principais grupos mundiais do luxo, que também acreditam no aumento dos lucros e das margens das suas empresas.

O aumento acelerado de “indivíduos de alto valor líquido” (HNWI - high net worth individuals) e, de uma maneira mais geral, de mais riqueza no mundo são a chave por detrás desta rápida expansão do mercado de retalho de luxo.

O inquérito foi feito a executivos sénior de retalhistas do luxo com um turnover anual de 3,1 mil milhões de dólares, na Ásia, África, Europa, Estados Unidos e América do Sul. A esmagadora maioria diz que as suas empresas atingirão este ano níveis de lucro superiores aos níveis anteriores à pandemia Covid, com margens igualmente maiores.

Kevin Buchler. Chief Marketing Officer na Communications Specialist Ltd, sublinhou que não se trata apenas de uma simples recuperação face aos tempos do Covid. “O retalho oferece cada vez mais sofisticação e personalização”, apontou.

Posto isto, voltamos ao tema clássico – o que é o luxo? Se a massificação em termos de luxo é uma contradição, a resposta estará, assim, na personalização? A Inteligência Artificial, arriscaríamos nós, terá muito em breve um papel crucial nessa personalização – cada consumidor final terá o seu assistente virtual, que sugerirá um luxo à la carte, feitos de objectos únicos e intransferíveis. Nos relógios, haverá cada vez mais edições especiais de um único exemplar. O seu. Resolvida a quadratura do círculo?

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