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O que a abertura de uma loja pode fazer…
Portugal registou em Dezembro um aumento espectacular de
161,5 por cento no valor dos relógios importados da Suíça, face a Dezembro de
2019. Nesse mês, o país foi o 23º mercado de destino da relojoaria helvética.
A mais que provável explicação - a abertura no final de
2020, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, de uma boutique Vacheron Constantin.
O alimentar do stock inicial desse ponto de venda, com relógios de preço
unitário muito elevado, deverá estar por detrás deste número tão surpreendente.
Mesmo assim, Portugal foi, no acumulado de 2020, apenas o
27º mercado de destino dos relógios suíços, com uma quebra de 35,9 por cento em
valor face a 2019.
No total, as exportações relojoeiras suíças quebraram 21,8
por cento em valor em 2020, comparado com 2019. A queda só não foi mais
acentuada porque o mercado chinês, o mais importante, cresceu 20 por cento, em
contraciclo com os restantes.
A quebra em valor em Dezembro, face ao mesmo mês de 2019,
foi de 2,5 por cento. Em relação ao número de peças, em Dezembro, a diminuição
foi da ordem dos 12,9 por cento, uma tendência que se tem observado desde há
uma década - cada vez menos relógios, cada vez mais caros em preço unitário.
Com 13,7 milhões de relógios exportados (menos 33 por cento face a 2019), a Suíça atingiu números que não se viam desde 1939.
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