sábado, 14 de novembro de 2020

"Relógios, são tantas horas e tantos minutos" - circular da CP, em 1939, para acerto do tempo na rede ferroviária nacional

Do espólio no Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera. Circular nº 884, de 21 de Agosto de 1939. Emitida pela Secção de Instrução, Serviços Técnicos, Exploração, Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Nela se ordena que, "para obter a maior uniformidade e exactidão nas horas marcadas pelos relógios das estações, a transmissão da hora oficial, nas estações da Antiga Rede dotadas de telefones selectores, passa a ser feita, a partir de 1 de Setembro próximo, do seguinte modo:

"A estação de Lisboa R [Rossio] deve transmitir ao meio dia, a hora oficial ao posto principal dos telefones selectores em Lisboa P [Santa Apolónia].

"O encarregado deste posto, logo que recebida a hora oficial, acerta o relógio do posto e faz a seguir uma chamada geral para todas as estações a que está ligado.

"Assegurado de que todas as estações se encontram presentes e esperando, se for necessário, que o relógio marque um número exacto de minutos, passará o seguinte telefonema:

"'Relógios, são tantas horas e tantos minutos'".

São ainda referidas na Circular as estações do Entroncamento, Barreiro e Campanhã.

Daqui se depreende que, pelo menos até 1939, os caminhos-de-ferro nacionais não possuiam um sistema de rede de tempo coordenado, ditado por um relógio-mãe, por rede eléctrica, a uma série de relógios-escravos, usando antes um esquema deveras primitivo de telefonemas de estação para estação.

Já nessa altura, tal como hoje, o emissor da hora oficial em Portugal era o Observatório Astronómico da Tapada da Ajuda, em Lisboa, pelo que se depreende que a estação do Rossio estava directamente ligada ao sinal horário do OAL, por via telegráfica ou linha eléctrica simples.


Relógio externo da estação do Rossio

Sobre os caminhos-de-ferro e a sua ligação com o Tempo: 

No final de 1901, a Revista Encyclopedica constatava: “A nossa hora oficial é a do meridiano de Lisboa (Observatório). Quando lá é meio-dia, os relógios devem marcar meio-dia em todo o país. Este uso, de uma nação adoptar a hora da sua capital, que outrora era seguido em toda a parte, está hoje abandonado. Na Europa, cremos que só Portugal, a França e a Rússia é que contam o tempo pelo relógio das suas capitais, sem se importarem com o uso dos outros estados. A própria Espanha já hoje não acerta os seus relógios pela hora de Madrid. Há meses que aderiu à convenção horária internacional, recebida há anos friamente, mas que tende agora a universalizar-se”.

Como explicava há cem anos a Revista Encyclopedica, a Europa estava então dividida em três zonas horárias: ocidental, central e oriental, cada uma de 15 graus de longitude, ou, em tempo, de uma hora de extensão; a primeira, que se tomava como zona unidade, estava dividida em duas partes iguais pelo meridiano do Observatório de Greenwich – localidade nos arredores de Londres. Convencionou-se que em cada zona se adoptasse uma hora uniforme – a hora do meridiano que a dividia ao meio. “Na prática, modifica-se muitas vezes, embora ligeiramente essa fórmula: em regra cada país usa a hora da zona em que está situada a maior parte da sua área”, explicava a publicação.

“Salta aos olhos a utilidade de semelhante de semelhante convenção para as relações internacionais”, defendia-se. “Quando se atravessa a fronteira de um país de uma zona horária diferente, para acertar o relógio basta adiantá-lo ou atrasá-lo uma hora, conforme se caminha para oriente ou para ocidente. Resulta uma grande simplificação nos horários das linhas internacionais de telegrafia e telefonia, dos caminhos-de-ferro e da marinha. As vantagens são comparáveis às que provêem da uniformização do calendário, dos sistemas de unidades de medidas, etc.”

Naquela altura, as nações da chamada zona ocidental da Europa eram a Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica e Luxemburgo. A zona central abrangia a Itália, Suíça Alemanha, Áustria-Hungria, Sérvia, Dinamarca, Suécia e Noruega. A zona oriental compreendia a Rússia, Bulgária, Grécia e a parte europeia da Turquia. Assim, em sendo uma hora nos países da Europa ocidental, eram duas horas nos da zona central e três nos da oriental.

“O nosso país não aderiu a esta convenção. Não é decerto por imitação do chauvinismo francês, nem do conservadorismo russo. Será antes para ter a glória de possuir uma hora... nacional”, dizia em tom jocoso a Revista Encyclopedica.

E, para quem entrava ou saía do país, para quem fazia ligações telefónicas ou telegráficas de e para Portugal, a confusão era enorme: quem seguia para Espanha tinha que adiantar o relógio 38 minutos e 3,5 segundos. Quem seguia de Espanha para França teria que avançar o relógio 9 minutos e 11 segundos. Na passagem da França para a Suíça, que adoptara a hora universal, o avanço era de 50 minutos e 49 segundos. A Rússia conservava a hora de São Petersburgo, que adiantava 2 horas, 4 minutos e 13 segundos em relação à de Greenwich.

No número seguinte, (110) no correio dos leitores, a reacção negativa não se fez esperar. Assinado “J.C.”, a carta dizia ser impossível a divisão mundial em zonas horárias, “visto os países não estarem separados por linhas de longitude e poder por isso um país (como acontece) pertencer a duas zonas horárias”. A discussão pública foi-se arrastando, sem decisões.

Com o regicídio, em 1908, sobe ao trono, por morte de D. Carlos, o filho, D. Manuel II. A rede de caminhos-de-ferro tinha-se desenvolvido muito nos últimos 20 anos, as ligações internacionais por essa via e através dos novos meios de telecomunicações iam pressionando cada vez mais para que se fizesse a mudança horária.

Quanto à relojoaria nos caminhos-de-ferro, ela parece ter estado naturalmente presente desde os primórdios, tal era a identificação do novo meio de transporte com a medição do tempo e com a precisão. E Portugal não foi excepção. O historiador Gilberto Lopes, que se tem debruçado sobre a temática mais geral dos caminhos-de-ferro em Portugal, faz-nos notar que “uma estação vivia do seu conjunto, pré-estabelecido, com os seus espaços próprios e os seus objectos, onde não faltava o relógio”. Nos concursos internacionais que Portugal lançava para a construção de linhas e respectivas estações, desde o início que a relação com a França foi muito forte. E foram empresas francesas que ganharam essas empreitadas, “chave na mão”.

Não admira, pois, que os grandes fornecedores de relógios das estações, quer para as frontarias, quer para o seu interior, fossem relógios Paul Garnier. Relojoeiro mecânico da Marinha de Guerra e dos Caminhos-de-Ferro Franceses, Garnier (1801-1869), estabelecido na Rue Tailbout 16, em Paris, exportou grande parte da produção para os caminhos-de-ferro ingleses, o que demonstra, desde logo a excelência dos seus relógios. A casa Garnier foi comprada em 1933 pela Société Hatot, propriedade de outro grande nome da relojoaria francesa, Léon Hatot. A partir dos anos 30 e 40 do século XX, também a portuguesa A Boa Reguladora, de Vila Nova de Famalicão, passou a abastecer com exemplares seus as estações ferroviárias nacionais. Actualmente, é outra casa francesa, a Bodet, fundada em 1868 por um outro relojoeiro de renome, Paul Bodet, que equipa, com relógios eléctricos, os exteriores e interiores das estações portuguesas, a exemplo do que faz com a linha TGV em França.

O tempo ligado aos caminhos-de-ferro não se limitava ao mobiliário urbano relojoeiro. Como nos salienta Gilberto Gomes, “desde o início, o comboio foi interiorizado pelas populações como um meio de transporte que andava sempre à hora, ao segundo, não se admitindo erros”. Esse tempo ferroviário está graficamente expresso em Traçados de Marcha, mapas manualmente elaborados, onde se torna visível o cruzamento (em tempo e em localização greográfica) dos vários tipos de composições em circulação. Tudo isso é hoje feito por computador.

O tempo dos comboios era também o das famílias dos seus trabalhadores, nas estações, apeadeiros e passagens de nível. Ou o das populações que viviam junto às linhas. Os ritmos diários eram marcados ao despertar, “pelo comboio das sete”, ao almoço “pelo apitar do comboio da uma”, no fim do dia, quando se ia dormir, “quando tinha passado o último comboio”.

Em 1910 ocorre a vitória eleitoral dos republicanos e a Revolução triunfa em 5 de Outubro, com o exílio da família real. Extinguem-se os títulos nobiliárquicos. A população portuguesa é, em 1911, de 5.547.708 habitantes. Apesar de todo um pacote legislativo eminentemente social, o novo regime não consegue estancar o fluxo de emigrantes, que fogem da miséria e da confusão instalada – uma média de 70 mil ao ano, que vai perdurar por pelo menos uma década.

Foi preciso cair a Monarquia, mudar o regime, para que o país adoptasse a Hora decretada pelo meridiano zero, o de Greenwich. A partir de 1 de Janeiro de 1912, a chamada Hora Legal, em todo o território português, fica subordinada a esse meridiano, segundo o princípio adoptado na Convenção de Washington em 1884. A decisão tinha sido baseada no parecer de uma comissão de que fizeram parte os já citados almirante José Nunes da Mata e engenheiro militar Frederico Oom.

Por esse diploma legal, em que se considerou que a adopção de tal princípio oferecia muitas vantagens, tanto no movimento internacional dos comboios, como nos serviços telegráficos, nas relações marítimas e no convívio científico do país com o estrangeiro, os relógios nacionais foram adiantados de 36 minutos e 44,68 segundos. Além disso, permitiu-se e tornou-se válido para todos os efeitos legais ou jurídicos, que se designassem pelos números 13 a 23 as horas compreendidas entre o meio-dia e a meia-noite, suprimindo-se assim, as designações “Tarde” e “Manhã” ou outras equivalentes, e que a meia-noite se designasse por zero. Pelo mesmo diploma, desapareceu a diferença existente de cinco minutos entre os relógios internos e externos das estações ferroviárias.

“Estava-se no princípio do novo regime e muitas pessoas, em oposição política, obstinaram-se em não cumprir o decreto, e ainda hoje se encontra um ou outro relógio nessas condições”, afirmava em 1956 o investigador Mário Costa, na já citada obra Duas curiosidades lisboetas...

Fosse qual fosse a hora que vigorava, desde 1903 que, por lei, era o Real Observatório Astronómico de Lisboa (Tapada da Ajuda) quem tinha por missão o serviço de transmissão telegráfica da hora oficial às estações semafóricas, que constituía na “transmissão diária dos sinais da pêndula média para o Arsenal da Marinha e Escola Politécnica, a fim de promover a queda do balão à uma hora precisa do tempo médio oficial”.

À Comissão da Hora Oficial, com sede na Escola Naval, confirmaram-se por decreto-lei de 1915, os poderes de superintendência no serviço do novo sinal horário, competindo ao Observatório da Ajuda “enviar constantemente os sinais para a regulação do relógio público”.

Um decreto de 1924 dizia que os serviços radiotelegráficos da Armada ficavam subordinados ao sinal horário dado pelo Posto Radiotelegráfico de Monsanto.

Legislação de 1944 extinguiu o Serviço da Hora Legal e criou a Comissão Permanente da Hora, à qual preside o director do Observatório Astronómico de Lisboa (Tapada da Ajuda), estando nele representados vários serviços directamente interessados (incluindo a Emissora Nacional de Radiodifusão), concedendo-se a essa comissão o direito de intervir em tudo quanto se relacionasse com a determinação, conservação, difusão e fiscalização da hora em Portugal. Para além de fixar a chamada Hora de Verão, a comissão tinha que fiscalizar os relógios expostos nas vias públicas, estações de caminhos-de-ferro, estações dos correios, aeroportos, estações marítimas e outros locais públicos.

Fernando Correia de Oliveira, in História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (2003)

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