quinta-feira, 3 de setembro de 2020
Perfumaria - o luxo está cada vez mais no digital
Na Perfumaria, um sector historicamente muito tradicional e selectivo, onde a apresentação física dos produtos era um dos sinais do luxo e da exclusividade, surge uma nova realidade de um consumidor global que compra por impulso e procura a comodidade e o imediatismo através da Internet. Um fenómeno que se tem acentuado em todos os segmentos do Luxo, nomeadamente na Relojoaria.
Neste contexto, se até há poucos anos as marcas de luxo do setor da perfumaria e beleza se recusavam a investir no canal digital, são agora elas a defender que, com o tempo, os pontos de venda físicos desaparecerão e apenas alguns ficarão para exercer uma função de aconselhamento mais pessoal.
Estas são algumas das principais conclusões do mais recente relatório Advantage Report Retailer, lançado anualmente pela Advantage Int'l, empresa especialista em relações B2B.
O estudo inclui as avaliações de qualidade recíprocas entre as marcas do sector da beleza e as lojas de perfumes e de beleza que distribuem os seus produtos. Uma das principais conclusões da edição 2019-2020 deste estudo anual, na qual estão envolvidos novos participantes, mostram que os “pure players” especializados – as lojas especializadas do setor que apenas distribuem através do canal online – deram a volta à tendência de um mercado com um histórico carácter tradicional e já são as mais valorizadas pelas marcas de luxo.
Para a elaboração do relatório, foram avaliados 43 fabricantes e 22 retalhistas-chave do sector. Foram realizados um total de 309 questionários, nos quais diferentes variáveis foram avaliadas de forma favorável ou desfavorável em certas áreas de negócio, tais como organização, relações comerciais, processos da cadeia de fornecimento e comércio eletrónico, entre outras.
No que respeita à classificação final no comércio eletrónico de perfume e beleza, o “Pure Player” Perfume's Club (que vende exclusivamente através do canal online) foi o que alcançou a melhor pontuação global neste relatório.
A Perfume’s Club é uma empresa espanhola, sediada em Maiorca, que é já líder do sector no país e que entrou também em força no mercado Português, com um site específico e recursos humanos portugueses para apoio ao cliente.
Os resultados do novo relatório da Advantage Int'l marcam uma mudança no conceito existente de mercado seletivo para perfumaria e beleza, mostrando um processo de modernização em que os estabelecimentos físicos estão a ceder lugar face aos “pure players”, que parecem demonstrar ter uma visão de futuro e sabido encontrar um verdadeiro nicho de mercado.
A força dos “pure players” especializados reside principalmente em 3 valores fundamentais: o seu vasto conhecimento do negócio, a sua compreensão de como funciona o canal online graças à concentração de recursos no comércio eletrónico, e a sua especialização em marketing digital. Do mesmo modo, o seu desenvolvimento tecnológico avançado permite-lhes ter planos de ação transparentes e executar, em conjunto com as marcas, melhores estratégias para atrair os consumidores.
Pelo contrário, o relatório demonstra que os distribuidores omnicanal por vezes pecam por tratar o canal online como um método de venda rápida, entrando em guerras de preços que desvalorizam os bens de luxo contra os interesses das próprias marcas: “Uma loja de perfumes não deve ser confundida com um supermercado, eles são conceitos diferentes”, referiu uma das marcas participantes neste estudo de mercado.
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