sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Anuário 2020 - lançamento na Casa-Museu Medeiros e Almeida reuniu mais uma vez o sector


A 23ª edição do Anuário Relógios & Canetas, a vigorar para 2020, foi lançada esta quinta-feira em evento realizado mais uma vez na Casa-Museu Medeiros e Almeida, cujo acervo dispõe da mais importante colecção de relógios do país.


Também como habitualmente, marcaram presença neste evento ao fim da tarde os principais players do sector de Relojoaria, Joalharia e Ourivesaria do país, bem como os parceiros do Anuário Relógios & Canetas, dentro e fora do sector.


"Quando me perguntam o que faço, respondo - sou jornalista e investigo o Tempo. Invariavelmente perguntam-me se amanhã vai chover... A língua portuguesa não dispõe dos equivalentes, por exemplo, aos termos ingleses 'time' ou 'weather'. E quando em português há relógio, para franceses há especificamente 'horloges' e 'montres' e para os ingleses 'clocks' e 'watches'. Isso demonstra a relativa pobreza do idioma luso face à realidade temporal (não a de raios e coriscos, mas a do eterno devir).

"Essa realidade temporal é um mundo muito especial. Gostamos que um relógio 'bata' as horas. Porcuramos as 'complicações' e, quando elas são 'grandes complicações' ficamos ainda mais marvilhados. Os ponteiros 'descentrados' ganham outro valor. Amamos os 'esqueletos' e estamos a dar bom dinheiro por eles. Só horas não chegam, precisam de ser 'saltantes', 'misteriosas' ou até 'retrógradas' para chamarem a nossa atenção. Quanto aos segundos, o que apreciamos mesmo é vê-los 'mortos'

"O sector da Relojoaria tem estas especificidades de linguagem, que o Anuário tem procurado explicar ao longo de quase um quarto de século, contribuindo para a cultura relojoeira do país. Somos independentes e assim queremos continuar".

Excertos da intervenção do Editor-Chefe do Anuário Relógios & Canetas, Fernando Correia de Olivceira. Ao seu lado, Teresa Vilaça, Directora da Casa-Museu Medeiros e Almeida.

(fotos Ramon de Melo)







Sushi em tua casa foi um dos parceiros do evento











O whisky Shivas também se associou ao lançamento do Anuário 2020




Várias empresas quiseram associar-se ao evento, com lembranças para os presentes


Um Seiko Presage iria ser oferecido



Um brunch para 5 pessoas, no Hotel Palácio no Estoril foi outra das lembranças




Pulseiras Cx ou artigos Fernanda Lamelas Arts estavam incluídos nos brindes que os parceiros do Anuário disponibilizaram para o evento

 























A NOL Jewlellers expôs várias peças, incluindo o anel de ouro e diamantes que poderá ganhar se comprar a edição 2020 do Anuário




The Music Stylist assegurou a música ambiente, numa parceria que é para continuar...

















































As pulseiras e outros artigos de cortiça da Suberskin também quiseram associar-se ao evento















Momento alto e divertido do evento - o Director-Geral da Tempus Internacional, João Santos, viu-se presenteado, face à aleatoriedade da tômbola, com um relógio da concorrência... o Seiko Presage







(foto Teresa Lage)

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