domingo, 3 de fevereiro de 2019
Relógios & Canetas online Fevereiro - Editorial - 2020 Odisseia no Tempo
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Editorial da edição de Fevereiro:
2020 Odisseia no Tempo
O Salão Internacional de Alta Relojoaria realizou-se em Janeiro, como de costume, em Genebra. A 29ª edição do certame teve, pela primeira vez na sua história, um maior número de VIPs, celebridades e clientes privados do que retalhistas. Decididamente, esta iniciativa vira-se cada vez mais para o consumidor final, acentuando a tendência de que aqui já falámos – o fim dos intermediários.
O SIHH teve 23 mil visitantes, incluindo a imprensa (como nós) e as redes sociais, um aumento de 15 por cento face à edição de 2018. O peso da China continental continua a aumentar. Houve todos os dias eventos transmitidos ao vivo para todo o mundo, através da Internet, e alguns atingiram mais de 10 milhões de pessoas (os que envolveram celebridades ou influenciadores chineses).
A Van Cleef & Arpels desistiu de estar presente e a Audemars Piguet e a Richard Mille estiveram no salão pelo último ano. O evento, organizadpo pela Fundação de Alta Relojoaria, continua a ser dominado pela marcas do maior grupo de relojoaria de luxo do mundo, o Richemont Group (Cartier à cabeça, mas também Vacheron Constantin, A. Lange & Söhne, Piaget, Jaeger-LeCoultre, Montblanc, IWC, Officine Panerai ou Baume & Mercier). Esta edição começa a dar-lhe conta das novidades.
Com o acerto de calendário para 2020, o salão de Genebra e a feira de Basileia ocorrerão em datas seguidas, poupando a asiáticos e americanos uma dispendiosa viagem à Europa. As pequenas marcas independentes, até agora tentando estar presentes nos dois eventos, deverão escolher a partir de 2020 apenas um deles. Os olhos estão agora postos em Março, na Baselworld, onde também estaremos para ver como ficou aquela que foi a maior feira do mundo do sector relojoeiro e que, em três anos, viu cerca de dois mil expositores abandonarem o evento, incluindo o maior grupo relojoeiro do mundo, o Swatch Group. Hong Kong e a sua feira da especialidade será agora a maior do mundo – faz algum sentido, pois o território é o principal mercado da relojoaria suíça…
Especula-se sobre se o maior grupo de luxo do mundo – o LVMH (com TAG Heuer, Hublot ou Zenith) – até agora presente em Basileia, não acabará por descer até ao salão de Genebra.
Mais do que 2019, será 2020 o ano que ditará o futuro de eventos como o SIHH (de 26 a 29 de Abril do próximo ano) ou a Baselworld (de 30 de Abril a 5 de Maio).
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