terça-feira, 5 de fevereiro de 2019
Os relógios Blancpain e o Ano do Porco
BlancpainVilleret Calendário Tradicional Chinês. Combina os princípios fundamentais do antigo calendário lunissolar, decorrente da tradição chinesa, com a data, de acordo com o calendário gregoriano. Para celebrar o Ano Novo Chinês, a manufatura revela uma nova edição limitada desta complicação, apresentando o Porco, o animal que encerra o ciclo dos doze signos do zodíaco chinês e anuncia a chegada de um ano de abundância.
Enquanto o calendário gregoriano é baseado no dia solar, o calendário lunissolar chinês é baseado no ciclo lunar, composto por 29,53059 dias. Um ano de 12 meses lunares é aproximadamente 11 dias mais pequeno do que um ano solar. De forma a manter a consistência com o ciclo sazonal, um mês extra é inserido ao calendário chinês a cada dois ou três anos. Esta caraterística distinta é o motivo da variabilidade da data do Ano Novo Chinês.
A Blancpain utiliza neste calendário um sistema de subdivisão do dia em 12 horas duplas, substituindo assim as 24 horas compostas por 60 minutos cada, apresentadas no calendário gregoriano. Cada uma destas horas duplas é indicada, em ordem sucessiva, por um dos animais do Zodíaco chinês.
Toda esta informação pode ser encontrada no mostrador branco em esmalte Grand Feu. O animal do ano, o porco, surge na janela localizada às 12 horas. Abaixo, o submostrador de horas duplas que indica as horas e os símbolos. Os 10 pilares celestiais e cinco elementos são exibidos no submostrador localizados às 3 horas, enquanto que dois ponteiros no submostrador localizado às 9 horas indicam o mês e a data. As fases da lua, usadas para determinar os meses do calendário chinês e que representam um elemento emblemático dos modelos de calendário da Blancpain, surgem em destaque numa janela localizada às 6 horas. Por último, a leitura da data de acordo com o calendário gregoriano é feita através de um ponteiro azul, em formato serpente.
Este relógio, ainda mais complexo do que um calendário perpétuo, é animado pelo movimento automático 3638, da Blancpain, com autonomia de sete dias, possível pela utilização de três tambores de corda. O orgão regulador tem espiral de silício.
Tem caixa de 45 mm, de platina, com cabochon de rubi na coroa. Tem cinco corretores integrados sob as asas – uma patente da Blancpain – permitindo um fácil ajuste manual das funções sem a necessidade de uma ferramenta de correcção.
Disponível numa edição limitada a exemplares, este relógio apresenta uma massa oscilante em ouro branco, gravada com o signo do zodíaco chinês do ano, o Porco.
O Blancpain Calendário Tradicional Chinês está também disponível numa versão não limitada em ouro rosa, com massa oscilante com decoração guilloché.
Sem comentários:
Enviar um comentário