segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Relógio Omega Turbilhão de 1947 vendido por 1,4 milhões de euros


Um protótipo da Omega, exemplar único, de 1947, o "Tourbillon 30 I", acaba de ser vendido por  1,428,500 francos suíços (praticamente o equivalente em euros), num leilão da Phillips, em Genebra.

Trata-se de um recorde mundial para um Omega vendido em leilão. Com caixa de 37,5 mm, de aço, o Omega está em condição excelente. Mas a peça vale sobretudo pelo significado que tem em termos de história da relojaoria.

O calibre de carga manual Omega "30 I" tem um turbilhão, com roda de balanço Guillaume, uma estreia em termos de relojoaria de pulso. Este protótipo destinava-se a iniciar uma série de turbilhões Omega, no final dos anos 1940, e que nunca chegaram à produção em série.

A Omega produziu em 1947, ano de fabrico do protótipo, 12 calibres "30 I" turbilhão, com apenas 30 mm de diâmetro, para concorrer na categoria "relógio de pulso" em concursos de isocronismo nos observatórios de Genebra, Neuchatel e Kew-Teddington.

Entre 1947 e 1952 os doze calibres participaram em vários concursos e, em 1950, atingiram mesmo o melhor resultado alguma vez obtido na categoria "relógio de pulso" em Genebra.

O protótipo agora vendido em leilão, em paradeiro desconhecido durante décadas, foi produzido directamente como um turbilhão em 1947 e não faz parte do conjunto de 12 calibres até agora conhecidos.

Actualmente, a Omega é a única marca a produzir um relógio de pulso com turbilhão central, automático, e com escape co-axial.

Sem comentários:

Enviar um comentário