A adesão à primeira edição do Grande Prémio de Relojoaria Anuário / Eco foi maciça: apresentaram-se um total de 290 relógios nas várias categorias a concurso.
A votação do júri, composto por Fernando Correia de Oliveira (Editor-Chefe do Anuário); Paulo Padrão (Director Executivo do Eco - Economia Online); Teresa Vilaça (Directora da Casa-Museu Fundação Medeiros e Almeida); João de Deus Ramos (coleccionador de relógios e canetas); António Ponces de Carvalho (coleccionador de relógios e canetas); Carlos Torres (freelancer especializado em relojoaria); e António Eduardo Marques (empresário, amante da relojoaria mecânica e especialista em gadgets) levou-nos a 89 mencionados.
Destes, e tendo em conta essa votação, saíram os 21 que compõem uma short list. O júri decidirá agora em reunião plenária, e com a presença física dos relógios, a escolha de um, por categoria.
O Grande Prémio de Relojoaria inclui ainda uma categoria Preferência do Público, através de votação online entre todos os relógios na short list. Há ainda uma outra categoria, distinguindo a personalidade ou instituição que tenha contribuído para a cultura relojoeira.
Os vencedores serão anunciados em Jantar de Gala a realizar a 28 de Novembro, no Hotel Tivoli, em Lisboa.
Eis a short list, por categorias:
Relógio do Ano
Breguet Marine Équation Marchante 5887- Calendário Perpétuo, Equação do Tempo em movimento, Turbilhão, indicador de reserva de corda. Calibre automático, com 80 horas de autonomia. Roda de escape e espiral de silício. Caixa de 43,9 mm, de platina ou ouro rosa.
Jaeger-LeCoultre Duomètre à Sphérotourbillon. Calibre de carga manual, com turbilhão de espiral esférica e dupla rotação. Tem dois tambores de corda separados – um para as horas e minutos, o outro para as restantes complicações. Indicação de data, GMT em submostrador de 24 horas, dois indicadores de reserva de corda. Caixa de 42 mm, de ouro rosa.
Patek Philippe Calendário Perpétuo Referência 5320G. Caixa de 40 mm, de ouro branco. Calibre automático, com rotor de ouro. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax®, feita de Silinvar®. Indicação de data por ponteiro; mês, dia da semana, ano bissexto, noite/dia e fases de lua por janela.
Grande Complicação
Blancpain Villeret Quantieme Perpetual 8 Days Automatic 42mm.
Caixa de ouro vermelho, vidro de safira na frente e no verso. Calibre
automático, com 8 dias de autonomia. Calendário perpétuo com correcção através
de correctores separados, embutidos na caixa.
Glashütte Original PanoGraph Cronógrafo Flyback. Cronógrafo de carga manual, de roda de colunas, flyback, com contador decrescente de 30 minutos e sinal sonoro indicando o fim do intervalo de tempo. Horas, minutos e segundos descentrados. Grande data. Caixa de 40 mm, de ouro.
Vacheron Constantin Harmony Chronograph. Cronógrafo de carga manual, de roda de colunas, mono-botão, com segundos do cronógrafo ao centro. Escala pulsométrica. Com 65 horas de autonomia e indicador de reserva de corda. Caixa de 42mm x 52mm, de ouro rosa.
Desportivo
Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic. Cronógrafo
automático, com data. Ponteiro central dos segundos do cronógrafo. Caixa de 41
ou 43 mm de aço. Luneta de cerâmica.
Omega Speedmaster Moonwatch Co-Axial Master Chronometer Moonphase Chronograph. Caixa de 44,25 mm, de aço, Luneta de cerâmica. Cronógrafo automático de roda de colunas, escape co-axial. Certificação Master Chronometer emitida pelo METAS. Espiral de silício, dois tambores de corda montados em série. Indicação de data por ponteiro, indicação de fases da lua. Autonomia de 60 horas.
Ulysse Nardin Diver Chronograph Artemis Racing. Limitado a 250 exemplares. Caixa de 45,8 mm, de aço, Luneta unidireccional. Estanque até 200 metros. Cronógrafo automático, com data.
Masculino
Hermès Slim d’Hermes L’heure impatiente. Caixa de 40,5 mm, de ouro rosa. Calibre automático. Complicação inédita – assinala sonoramente, por contagem decrescente de 60 minutos, uma hora determinada pelo utilizador, numa janela possível de 12 horas.
Porsche Design Monobloc Actuator GMT Chronotimer All Titanium. Cronógrafo automático, accionado por alavanca embutida na caixa. Função GMT, com escala de 24 horas. Caixa de 45,5 mm, de titânio. Estanque até 100 metros. Bracelete de titânio.
Zenith Defy El Primero 21. Caixa de 44 mm, de titânio. Cronógrafo automático, ca+az de medir centésimos de segundo.
Feminino
Franck Muller Vanguard Color Dreams. Calibre de quartzo.
Caixa de 35 x 46,2 mm, de ouro rosa.
Piaget Limelight Gala, Calibre de quartzo. Caixa de 32 mm, de ouro branco. Diamantes na luneta e nas asas.
Ulysse Nardin Jade Cloisonne Lionfish. Calibre automático, caixa de ouro rosa, mostrador de esmalte Grand Feu e Cloisonné. Diamantes na luneta. Indicador de posição da coroa. As funções são accionadas sem puxar a coroa, mas antes movendo-a para a frente e para trás.
Design
Breitling_Superocean Héritage II. Caixa de 42 ou 46 mm, de
aço. Luneta unidireccional. Estanque até 200 metros. Indicação de data.
Cronómetro certificado COSC.
Hublot Classic Fusion Chronograph Italia Independent. Elaborado em colaboração com Lapo Elkann, fundador e director artístico da marca Italia Independent; e com a “sartoria Rubinacci”, de Nápoles e Milão. Cronógrafo automático. Caixa de 45 mm, de ouro ou titânio.
Jaquet Droz Grande Seconde Power Reserve Black Ceramic Clous de Paris. Calibre automático, duplo tambor de corda, autonomia de 68 horas. Horas, minutos e grandes segundos descentrados. Indicação de reserva de corda. Caixa de 44 mm, de cerâmica negra. Limitado a 28 exemplares.
Quotidiano
Briston Diver Automatic. Caixa de acetato ou aço. Calibre automático, com data. Estanque até 200 metros.
Junkers Eisvogel. Caixa de 40 mm, de aço. Calibre automático, com data.
Seiko Prospex. Caixa de 43,8 mm, de aço. Estanque até 200 metros. Calibre automático, com data.
Sem comentários:
Enviar um comentário