quarta-feira, 27 de setembro de 2017

“Mujeres Brillantes” contactam joalharia portuguesa


A rede internacional “Mujeres Brillantes” nasceu em 2016 com o intuito de promover o networking e a partilha de experiências entre empresárias do setor da ourivesaria. Depois de uma passagem por Vicenza, em Itália, onde reuniram cerca de 500 empresárias, o grupo liderado por Ali Pastorini, empresária brasileira mentora do projeto, vem a Portugal para conhecer a joalharia portuguesa e partilhar informação relevante sobre o mercado sul-americano e as oportunidades que oferece às marcas nacionais.

Amanhã, quinta-feira, o grupo irá visitar a Alcino e a Topázio, duas oficinas centenárias que preservam as técnicas tradicionais e a minúcia do trabalho artesanal. Além disso, irão conhecer a Rota da Filigrana de Gondomar e o CINDOR, centro de formação especializado em ourivesaria e relojoaria.

No dia seguinte, pelas 11h00, acompanham a visita inaugural à Portojóia, com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann. A partir das 17h00, também na Portojóia, Ali Pastorini irá liderar um workshop sobre “América Latina, oportunidades no setor da ourivesaria”.

Além de sócia da linha internacional de joias Del Lima, Ali Pastorini é atualmente Vice-Presidente do World Jewelry Hub no Panamá, primeira e única bolsa de diamantes na América Latina. Para Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP: “O mercado sul-americano oferece um grande potencial para a joalharia portuguesa, no entanto, rege-se por normas protecionistas que dificultam o acesso das marcas nacionais. Este encontro será importante para perceber as dinâmicas de mercado e oportunidades que oferece.”

A rede “Mujeres Brillantes” foi formada a 23 de junho de 2016 com a missão de contribuir para o desenvolvimento e avanço da mulher no setor da joalharia através da educação, informação e networking internacional. Embora tenha nascido na América do Sul, o grupo tem atualmente uma abrangência internacional, integrando cerca de 700 mulheres de vários países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Panamá, Perú, Espanha, Inglaterra, Itália, Israel, Turquia e Portugal, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário