quinta-feira, 20 de abril de 2017

Design relojoeiro - romenos lançam o Optimef Fărăzece


Para já, não sabíamos que a Roménia alguma vez teve uma indústria relojoeira florescente. Mas se o Dezeen o diz... é porque é verdade.

Agora, no Dezeen Watch Store passam a estar disponíveis relógios da marca Optimef, inspirados na maneira "original" que os romenos têm de dizer as horas.

Os fundadores Andrei Morariu e Bogdan Costea foram buscar o nome Optimef à primeira fábrica de relógios romena, que começou a produzir em 1979 mas que fechou com a queda do regime comunista.

O primeiro modelo da Optimef chama-se Fărăzece e tudo tem a ver com a forma como os romenos dizem as horas. Em vez de ter os algarismos habituais, o Fărăzece assinala as 12 horas com um zero, e depois conta a hora em intervalos de 5 minutos. Quando o ponteiro dos minutos atinge a meia hora, passa a contar o tempo que falta para a hora seguinte. Os romenos presumem que uma pessoa que lhes pergunta as horas, sabe a hora, mas quer saber exactamente os minutos. A resposta à pergunta "Que horas são" (‘cât e ceasul?’) é ‘fără zece’ – que se traduz em "são dez para...".

Não vamos dizer nada ao Dezeen, mas em Portugal também é assim...

Da notícia do Dezeen;

“We asked ourselves, whatever happened to the once-productive Romanian watch industry?” the founders told Dezeen Watch Store. “There used to be one, and it was capable of creating quality products that were in tune with the aesthetics of the time.”

Described by the brand as a “rebirth” of the original company, Optimef watches pay homage to 70s design by using primary colours and simple graphics favoured by the Memphis Group. “We took the functionality of 60s modernism and combined it with the playfulness of the 70s and 80s. We aim to create designs that inspire a melange of clean minimalism and Memphis Group-like quirkiness,” they explained.






Sem comentários:

Enviar um comentário