quinta-feira, 30 de março de 2017
Portuguese Jewellery Shapers - iniciativa da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal é hoje apresentada
A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal lança novo projecto para valorização da arte e dos artesãos da joalharia portuguesa. A iniciativa é apresentada hoje, na Ourindústria, evento que decorre até dia 2 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Com uma história secular, a joalharia portuguesa é uma herança de arte e talento, passada de geração em geração. Mestres do ofício, os ourives portugueses continuam a preservar as técnicas artesanais e as ferramentas tradicionais. A iniciativa Portuguese Jewellery Shapers apresenta as histórias de sete artesãos portugueses, que, preservando a tradição, moldam o futuro da joalharia portuguesa.
Do jovem José Elói, formado no CINDOR e que dá agora os primeiros passos na ourivesaria ao mestre Serafim Ferreira de Sousa que dedicou toda a sua vida à arte, são estes os retratos de um sector em renovação e crescimento.
Diz Ana Freitas, Presidente da AORP, “Esta é uma homenagem, mas também um manifesto de sensibilização para o valor intrínseco de cada jóia portuguesa. Numa época em que se vive a pressão do mercado de consumo, queremos valorizar o trabalho dos nossos artesãos, a paixão com que moldam os metais, a minúcia com que executam cada técnica, a atenção que dedicam a cada detalhe. É isto que torna cada jóia portuguesa única e autêntica”.
Sem comentários:
Enviar um comentário