segunda-feira, 4 de abril de 2016

No Jarama Classic 2016, com os relógios Zenith


(foto Julien Hergault)

Os pilotos portugueses José e Francisco Albuquerque, num Ford GT40, venceram a prova Historic Endurence, no âmbito do Jarama Classic, que este fim-de-semana decorreu no circuito de Jarama, nos arredores de Madrid.


Assistimos a algumas das corridas do Jarama Classic, um evento organizado pela Peter Auto e que teve o patrocínio dos relógios Zenith. Foi a convite da manufactura suíça que estivemos em Espanha.


(foto Julien Hergault)


(foto Julien Hergault)


(foto Julien Hergault)

Além da equipa Albuquerque, estiveram presentes nos três dias de provas outros pilotos portugueses: José da Rocha, que fez equipa com o francês Fabrice Mestro, num Jaguar Type E, de 3,8L, de 1964; Francisco Sá Carneiro e Hipólito Pires, num Porsche 911 de 2L, de 1965; Carlos Cruz e Miguel Pais do Amaral, nu Jaguar Type E de 3,8L, de 1962; Carlos e Miguel Barbosa num Jaguar Type E de 3,8L, de 1962; Joaquim Jorge e Pedro Macedo Silva num Shelby Cobra 289, de 1964; Luís Sousa Ribeiro num Ford Cotina Lotus 1558; Mário Silva e Miguel Moreno, num Lotus Elan 26R 1558; José Balça e Paulo Hortas, num Ford Cortina Lotus 1573; João Vieira num Volkswagen Karmann Ghia 1600; Carlos Barbot num Lotus Elan 26R 1600; João Mira Gomes e João Teves Costa num Lotus Seven 1598; Francisco Sanchez num MG Midget 1300; Miguel Vaz e Fernando Soares num Datsun 510 / 1600 SSS; Francisco Pinto num BMW 2002 1990; José Carvalhosa, com o italiano Piero del Maso, em Porsche 911-S SWB 2100; Paulo Antunes em Datsun Excellent 1400GX 1500; Pedro Jorge e Fernando Jorge Dias Fernandes em Opel GT 1998; César Freitas e Rui Ribeiro em Ferrari 308 GT4 3000; Vasco Nina em Sunbeam Talbot Lotus 2173; e Carlos Alberto Oliveira e Hélder Filipe Silva, em Porsche 911 SC 2994.

As várias categorias de clássicos disputaram, além da Classic Endurance Racing, o Trofeo Nastro Rosso, o Heritage Touring Coup e o Grupo C Racing. Um total de 10 corridas e 186 viaturas em pista.

O Jarama Classic foi o primeiro encontro europeu no circuito de provas com carros clássicos, depois de seis meses de pausa, devido ao Inverno. O evento, que teve como anfitrião o Real Automóvel Clube de Espanha, teve uma assistência a rondar os dez mil espectadores.

O próximo evento no âmbito dos clássicos, organizado pela Peter Auto, e com o patrocínio dos relógios Zenith, será a 13, 14 e 15 de Maio, na Bélgica, a sexta edição do Spa-Classic.


Como tínhamos anunciado aqui, a Zenith assinou uma parceria de longo prazo com a Peter Auto, sendo sua parceira nos eventos envolvendo carros clássicos na Europa.

A manufactura acaba de apresentar na Baselworld, em Basileia, onde também estivemos presentes, um modelo El Primero dedicado especialmente a esta mundo dos automóveis clássicos.


O Zenith El Primero 36.000 VPH Classic Car passa a ser o relógio institucional da marca para todas as parcerias envolvendo carros clássicos. Trata-se de um cronógrafo automático de roda de colunas, com data às 6 horas. Tem o mostrador com efeito "brushed engine", escala taquimétrica no elo interior da luneta e ostenta três cores icónicas deste sector nos contadores. O calibre El Primero 400B, com a habitual frequência de 5 Hz, tem a massa oscilante decorada com "Côtes de Genève" e uma autonomia de 50 horas.

A caixa de 42 mm, é de aço escovado. Tem vidro de safira na frente e no verso e é estanque até 100 metros. A bracelete é de cabedal, com protecção de borracha e triplo fecho de aço.





Experimentámos a pista, recentemente reformulada, a bordo de um Porsche 911, conduzido por um piloto profissional da Escola de Condução em Pista local. Atingimos 230 km/h na reta da meta e experimentámos 3 a 4 Gs nas travagens e curvas…

Com estas fotos, de nossa autoria, iniciamos aqui um portefólio sobre a experiência que foi o Jarama Classic 2016, com os relógios Zenith e o represente da marca para o mercado português, J. Borges Freitas.




















































Sem comentários:

Enviar um comentário