domingo, 29 de novembro de 2015
Conjuntura - adensam-se as nuvens sobre a indústria relojoeira suíça
Depois de anos de crescimento sucessivo, a indústria relojoeira suíça está a sofrer um abrandamento que já não era visto desde a crise financeira de 2009. Nas semanas mais recentes, e como temos vindo a noticiar no Estação Cronográfica, mais empresas da região do Jura, berço do sector, têm anunciado despedimentos. E não há sinais de recuperação para 2016.
A situação é analisada num artigo da Swiss Info, que cita Francisco Pires, um sindicalista português do sindicato Unia, de La Chaux-de-Fonds. Segundo ele, os stoques estão a níveis muito elevados, sem escoamento, mas essa situação não começou ontem.
"Assistimos a uma quebra das encomendas desde há pelo menos um ano, mas essa tendência acentuou-se nos últimos meses", diz Pires. As exportações de relojoaria suíça caíram 7,9 por cento em Setembro, comparado com o mesmo mês de 2014, uma situação a que não se assistia desde a crise financeira mundial de 2008/09.
Segundo vários analistas consultados pela Swiss Info, algumas marcas têm stoques equivalentes a um ano de produção, outras mesmo dois. Leia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário