sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Relógio Seiko Kinetic Auto Relay Calendário Perpétuo
Um das centenas de relógios já abordados no Relógios & Canetas online. Para ver os números anteriores, vá aqui ou aqui.
Último dia! fotografe o pôr-do-sol e pode ganhar esta peça Xen
Último dia para participar neste passatempo. Capte o pôr-do-sol e este colar Xen, de aço, com pérola, pode ser seu. Basta enviar, por mail ( anuariorelogioscanetas@gmail.com) até 31 de Outubro, fotografias de um ambiente propício ao romance – o pôr-do-sol. Pode participar com o número de fotos que quiser.
Meditações - tempo e memória
[...] É impossível parar a erosão. Há séculos suficientes para gastar a memória de tudo o que nos rodeia. Aquilo que aqui está, à frente do horizonte, parece tudo o que existe; podemos até chegar a acreditar que é o próprio horizonte, mas virá o tempo, já aqui está.
Não faz sentido acreditar que o esquecimento retira valor a estarmos aqui. Não deixamos de ter existido por sermos esquecidos. Fomos antecedidos por milhões de pessoas que, aparentemente, toda a gente esqueceu: pessoas tão reais como nós, feitas de uma consciência tão real como esta, rodeadas por uma realidade tão concreta como estar aqui.
Existe um tempo que é só nosso: o meu tempo, o teu tempo. É individual, único e está a contar neste preciso momento. A forma como o medimos, modifica-o porque transforma a perceção que temos dele. À luz dos dias que se sucedem, as horas passam demasiado depressa, tentamos agarrá-las e fogem-nos sempre. Mas segundo as formações rochosas da Capadócia, segundo o tamanho do universo, somos um pequeno brilho, um reflexo de um reflexo, um eco de um eco. E essa verdade, se a soubermos aproveitar, dá-nos paz.
José Luís Peixoto
Não faz sentido acreditar que o esquecimento retira valor a estarmos aqui. Não deixamos de ter existido por sermos esquecidos. Fomos antecedidos por milhões de pessoas que, aparentemente, toda a gente esqueceu: pessoas tão reais como nós, feitas de uma consciência tão real como esta, rodeadas por uma realidade tão concreta como estar aqui.
Existe um tempo que é só nosso: o meu tempo, o teu tempo. É individual, único e está a contar neste preciso momento. A forma como o medimos, modifica-o porque transforma a perceção que temos dele. À luz dos dias que se sucedem, as horas passam demasiado depressa, tentamos agarrá-las e fogem-nos sempre. Mas segundo as formações rochosas da Capadócia, segundo o tamanho do universo, somos um pequeno brilho, um reflexo de um reflexo, um eco de um eco. E essa verdade, se a soubermos aproveitar, dá-nos paz.
José Luís Peixoto
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Relógio Carl F. Bucherer Patravi Scuba
Com os relógios Piaget, em Madrid
Estamos hoje por Madrid, para conhecer por antecipação algumas das novidades que a Piaget vai apresentar no Salão Internacional de Alta Relojoaria de Genebra, em Janeiro, onde também contamos estar, mais uma vez, presentes.
Meditações - pontualidade lusitana
Quando o povo português
conseguir ser pontual
nem que seja uma só vez
deixará de ter rival!
João de Castro Nunes
conseguir ser pontual
nem que seja uma só vez
deixará de ter rival!
João de Castro Nunes
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Relógio Zenith El Primero Striking 10th Lightweight
Fotografe o pôr-do-sol e ganhe uma peça Xen
Capte o pôr-do-sol e este colar Xen, de aço, com pérola, pode ser seu. Basta enviar, por mail ( anuariorelogioscanetas@gmail.com) até 31 de Outubro, fotografias de um ambiente propício ao romance – o pôr-do-sol. Pode participar com o número de fotos que quiser. A parceria J. Borges Freitas (representante da Xen em Portugal) / Relógios & Canetas online elegerá aquela que considera a melhor foto. E anunciará o resultado até 5 de Novembro, na página do Anuário Relógios & Canetas no Facebook.
Tempo e vendas na era digital
Artigo na Executive Digest de Fevereiro 1999 sobre George Stalk Jr e a sua a obra Competition against time (arquivo Fernando Correia de Oliveira)
Bucherer tem "o maior ponto de venda do mundo em relógios de luxo" e duplica volume de negócios
A Bucherer, negócio familiar fundado em 1888 na Suíça, duplicou o seu volume de negócios entre 2009 e 2013. Tem "o maior ponto de venda do mundo em relógios de luxo", em Paris, no Boulevard des Capucines e outros 54 pontos de venda, espalhados pela Suíça, Alemanha, Áustria e França.
Lido no abc-luxe:
La maison familiale fondée en Suisse en 1888, installée en France sur le boulevard des Capucines et présentée comme « le plus grand magasin de montres de luxe au monde », peut se vanter d’avoir vu sa croissance doubler entre 2009 et 2013. Habituellement très discrète sur ses résultats, la manfacture, aujourd’hui à la tête de 55 magasins en Suisse, en Allemagne, en Autriche et en France, a vu son chiffre d’affaires doubler entre 2009 et 2013. Le groupe Bucherer a également engagé près de 600 employés (dont une centaine pour le magasin parisien), faisant ainsi passer son effectif de 1 100 à 1 700 personnes. Une belle réussite pour cette maison non cotée en Bourse, qui avait fait le pari d’ouvrir un temple du luxe dans l’univers de l’horlogerie en plein Paris, à deux pas des grands magasins Galeries Lafayette et Printemps Haussmann. « Nous en sommes très contents. Il s’agissait d’un très grand défi et tous les objectifs que nous nous étions fixés ont été dépassés » a déclaré Guido Zumbühl, directeur général de Bucherer.
Pré-SIHH 2015 - Relógio Richard Mille RM 33-01
Richard Mille RM 33-01, modelo a apresentar no Salão Internacional de Alta Relojoaria (SIHH) de Genebra, em Janeiro. Calibre automático, da manufactura, RMXP3, esqueletizado, de titânio, com micro-rotor descentrado, de platina. Caixa tripartida, de 45,7 mm, de titânio, ouro vermelho ou branco. Pulseira de borracha.
Meditações - tempo e ritmo
A natureza tem maneiras de medir o tempo em todas as escalas possíveis: o bater do coração de um pardal, o movimento dos planetas. Cada um desses ritmos existe em dependência direta de outros ritmos. Entre tudo isso, existimos nós, seres humanos, com a opção de refletir, de nos localizarmos perante a realidade e, mesmo, de escolhermos o nosso ritmo. Temos a opção de nos acertarmos, exatamente como se fôssemos relógios: analógicos ou digitais.
José Luís Peixoto
José Luís Peixoto
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Relógio Hermès Arceau Lift com turbilhão volante
Chegado(s) ao mercado - relógios Lorus
Lorus. Calibres de quartzo, caixas de 43 mm, de aço, aço dourado ou rosa. estanque até 50 metros. Data analógica. PVP: 99 €
Chegado ao mercado - relógio Jaquet Droz Bird Repeater Openwork
O Bird Repeater Openwork da Jaquet Droz, relógio autómato lançado em 2012 e ostentando um ninho com pássaros, numa homenagem ao relojoeiro e fabricante de autómatos Pierre Jaquet-Droz teve em 2013, pelos 275 anos da manufactura relojoeira, uma declinação - o Charming Bird, numa estética moderna e com os pássaros desta vez a cantar.
Agora, surge uma terceira versão do Bird Repeater. Mais depurada, contemporânea, mas deixando intactas as funções de autómato - o casal de pássaros a alimentar os filhos, o eclodir do ovo, a cascata. O mostrador, de vidro de safira, mostra o calibre dos autómatos.
Edição limitada de oito exemplares. Calibre de carga manual, da manufactura. Repetição minutos. Caixa de 47 mm, de ouro branco.
Chegado ao mercado - relógio Guess Temptress
Guess Temptress. Calibre de quartzo, caixa de aço com tratamento cor de ouro rosa, padrão leopardo. PVP: 159 €.
Chegado ao mercado - relógio Gucci Interlocking "Portugal 2014 – World Premiere”
Para celebrar o 25º Aniversário da Gucci Timepieces em Portugal, vai ser lançada em antestreia mundial uma nova edição do relógio Interlocking. Limitado a 70 exemplares, terá uma gravação especial no fundo da caixa: "Portugal 2014 – World Premiere”.
O Interlocking apresenta as iniciais do fundador da Gucci, Guccio Gucci, através do design duplo "G" na luneta. Caixa de 37 mm, de aço escovado e polido, com tratamento de PVD castanho. Pulseira flexível do mesmo material. Calibre de quartzo.
A edição especial Gucci Interlocking, encontra-se disponível nas lojas Boutique dos Relógios e agentes autorizados, a partir de novembro 2014, com um preço de venda estimado de 795 euros.
Agenda - Percurso fotográfico Relógios de Sol, a 15 de Novembro
Percurso fotográfico Relógios de Sol, sábado, 15 de Novembro. "Fotografe os antigos, aprenda a fazer o seu". Iniciativa destinada a fotógrafos amadores interessados em descobrir relógios de sol na região saloia com um guia que conhece os locais e a melhor forma de fotografar estes elementos, e que partilha algumas das técnicas usadas.
O fotógrafo José Antunes, autor da iniciativa, explica-nos: "A actividade, de um dia, não inclui transporte nem refeições (se bem que as pessoas tendam a partilhar carro)".
Limite de 8 participantes, que devem possuir câmara fotográfica e objectiva de longo alcance. A actividade inclui a saída, com acompanhamento técnico, e o auxílio na produção de um portefólio ou série de fotografias a publicar na FOTOdigital online.
Inclui ainda o fornecimento de diversa informação sobre relógios de sol, para leitura e criação de um modelo de relógio de sol, se as pessoas quiserem avançar nessa direcção. Para mais informação, o contacto é info@joseantunes.com.
A. Lange & Söhne Richard Lange Calendário Perpétuo "Terraluna" Relógio do Ano no México
O A. Lange & Söhne Richard Lange Calendário Perpétuo "Terraluna" foi eleito Relógio do Ano no México pela revista Tiempo de Relojes, num júri internacional de que Estaçao Cronográfica faz parte. O prémio foi anunciado no âmbito do Salão Internacional de Alta Relojoaria (SIAR) que ocorreu há dias na Cidade do México.
Outros prémios da Tiempo de Relojes para os quais Estação Cronográfica contribuiu com a sua votação:
Valor relojoeiro: Bulgari Octo Finissimo Tourbilllon
Grande complicação: Jaeger-LeCoultre Master Ultra Thin Minute Repeater Flying Tourbillon
Relógio conceptual: Urwerk EMC
Melhor cronógrafo: DeBethune DB29 Maxi Chrono Tourbillon
Marca em ascensão: Arnold & Son Double Tourbillon GMT (DTE)
Relógio desportivo: Calibre de Cartier Diver
Relógio de senhora: Christophe Claret Margot
Prémio Especial Tiempo de Relojes: Patek Philippe Granmaster Chime
Prémio do Público SIAR y Premio de la crítica SIAR: Montblanc Meisterstück Calendário Perpétuo
Meditações - a vela da vida
Somente existe uma vida:
uma vez esta acabada
é como vela apagada
por já não ter mais torcida!
João de Castro Nunes
uma vez esta acabada
é como vela apagada
por já não ter mais torcida!
João de Castro Nunes
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Relógios JeanRichard 1681 e Terrascope
Relógios Bulova personalizados para jogadores do Manchester United
A Bulova, Cronometrista Oficial do Manchester United, ofereceu hoje relógios personalizados aos jogadores da equipa principal do clube inglês. Foi ainda apresentada a nova colecção Bulova Accu•Swiss Treble.
Os jogadores puderam personalizar os seus relógios, incluindo assinaturas individuais nos mostradores, número gravado na caixa, até mesmo fotos de família.
Os Bulova personalizados, com caixa de titânio, serão usados nos eventos oficiais do Manchester United.
Na foto, o Presidente da Bulova Corporation, Gregory Thumm. com Andrew Cole.
A Treble Collection ganha o nome do nome dado a um clube de tutebol que obtenha três troféus numa só temporada - o triplet espanhol. Na época 1998-1999, sob direcção de Sir Alex Ferguson, o Manchester United foi o primeiro clube inglês e único até agora a ganhar o Campeonato, a Taça e a Liga dos Campeões.
Os relógios têm calibre automático e são estanques até 100 metros. Há também duas versões de aço escovado ou polido.
Relógios Glashütte Original apresentam novo calibre cronógrafo e lançam passatempo na Internet
A Glashütte Original apresentou por estes dias em Estugarda os seus modelos mais recentes, para além do inovador Calibre 37, um cronógrafo automático desenvolvido inteiramente in house e que, para já, equipa dois relógios - o Senator Chronograph Panorama Date e o Seventies Chronograph Panorama Date. A digressaão do Calibre 37 vai prosseguir por cidades alemãs e seguirá depois para Nova Iorque e Chicago.
A Glashütte Original disponibilizou, entretanto, online, uma apresentação ao vivo do novo cronógrafo. Além disso, lançou uma iniciativa intitulada "Our Chronograph – Your Story. The Art of the Chronograph in Short Stories“ (O nosso cronógrafo - a sua história. A arte do cronógrafo em histórias curtas", convidando fãs da relojoaria a escreverem pequenos textos sobre um dos cinco temas envolvendo o novo cronógrafo. As histórias podem ser enviadas por email para TheChronograph@Glashuette-Original ou ser apresentadas directamente a concurso na página web da marca criada para o efeito. As histórias serão publicadas no blog da marca e votadas pelos internautas. Os dois vencedores serão convidados do Festival Internacional de Cinema de Berlim, edição 2015. Tem até 8 de Dezembro para participar.