quinta-feira, 31 de julho de 2014

Iconografia do tempo - a "Semana do Trabalho Nacional", de 1931


Breve n'O Sempre Fixe, Novembro de 1931 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Em plena Grande Depressão, Portugal organizava de 9 a 14 de Novembro de 1931 a “Semana do Trabalho Nacional”. Um cartaz colorido, da autoria de Mário Eloy, incitava: "Evitai o desemprego comprando produtos portugueses".



Charge n'O Sempre Fixe, Novembro de 1931 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

De José Luís Cardoso, in Análise Social, citamos:

Destinado a demonstrar a todos os consumidores portugueses a excelência da indústria nacional e, por isso, a justificar a preferência que tais produtos deveriam merecer, este certame promocional viria a possibilitar a cooperação de diversas associações representativas dos diferentes sectores de actividade económica, numa demonstração da convergência de interesses para debelar a crise.

E as acções de propaganda assentavam em mensagens directas e chamamentos de forte subtileza política:
As Direcções das Associações Económicas interessadas na realização da Semana do Trabalho Nacional lançam ao público o seguinte apelo: Portugueses! Durante a Semana do Trabalho Nacional, isto é, de 9 a 14 do corrente mês, pelo menos não compreis um único artigo, um só objecto por mais insignificante que seja, e quer importe a satisfação de uma necessidade ou a satisfação de um prazer, que não seja português, inegavelmente nacional. Nisso vai empenhado o vosso orgulho e garantida a vossa utilidade [dn, 08-11-1931].

É muito belo pensar e dizer – “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!» Mas é mais belo ainda, mais oportuno e mais prático, pensarmos e dizermos nós, os portugueses que vivemos sob a dura lei do trabalho manual ou intelectual: - ‘trabalhadores portugueses, unamo-nos! Auxiliemo-nos uns aos outros! Criemo-nos mutuamente as condições necessárias para que todos tenhamos trabalho e pão! [dn, 09-11-1931].


Sem comentários:

Enviar um comentário