"Chaumet, 230 anos de Criação e Savoir-Faire" é o nome da exposição que a David Rosas, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, mantém até 28 de Julho. Nela estão patentes jóias e relógios da casa da Place Vendôme, desde tiaras a colares, passando por anéis e pulseiras, e incluindo uma colecção de "Montres Precieuses".
“The Double Take” é o título da nova campanha de comunicação da Chaumet, protagonizando Marine Vacth. O enredo remete para o mito de Narciso. Duas faces, uma mulher, ambiguidade, dualidade e emoção. Uma abordagem cinematográfica. A francesa Marine Vacth, de 22 anos, revelação no Festival de Filmes de Cannes, devido à sua ‘perfomance’ no filme “Jeune et Jolie” de François Ozon, é fotografada por Mário Sorrenti, um americano que se tornou famoso pelas fotografias de moda e retratos de celebridades de todo o mundo. Na campanha, três fotos, três cenas, três quadros, que simbolizam três temas: O Beijo - Intimidade - Ternura, que incluem três coleções de jóias: Liens, Joséphine e Hortensia. Veja o filme aqui.
Na inauguração da exposição
Desde a sua criação em 1780, a História de Chaumet confunde-se com a História da França. Depois de ter colaborado como joalheiro de Maria Antonieta, o fundador da casa, Marie-Etienne Nitot, conquista uma clientela aristocrática e torna-se o joalheiro oficial do Imperador Napoleão I. Criador e inovador, produz sumptuosas encomendas para a Imperatriz Joséphine, depois para a Imperatriz Maria Luísa. Mestre incontestado do estilo Império, antecipa o gosto da época Romântica pelo sentimentalismo.
"O Savoir-faire joalheiro da Casa transmite-se desde há 230 anos, de um chefe de atelier a outro, e testemunha o gosto parisiense de cada época", diz a Chaumet. "As criações de joalharia e relojoaria reflectem esse Savoir-faire de excepção e revelam a arte da linguagem amorosa. A jóia de sentimento é o fio condutor das colecções: Liens, símbolo da amizade, laços filiais ou amorosos. Attrape-moi...si tu m’aimes, encarnação do jogo de sedução. Dandy, evocação da elegância masculina. Le Grand Frisson, expressão abstracta do amor à primeira vista. Joséphine, símbolo do poder do amor. Hortensia, simboliza o florescer dos sentimentos. Montres Précieuses, o Savoir-faire do joalheiro associado à mestria dos artesãos relojoeiros".
A sede social da Casa, o Hotel Particular, nº 12 da Place Vendôme compreende o estúdio de criação, o atelier de Alta Joalharia, a boutique que liga com o Salão dos Diademas e o Salão Grande do século XVIII, classificado como monumento histórico.
Hoje, no seio do grupo LVMH, a Chaumet continua o seu desenvolvimento internacional com mais de 90 boutiques situadas nas grandes capitais, Paris, Londres, Tóquio, Pequim, Hong Kong, Moscovo e cerca de 200 Pontos de Venda.
A colecção de Montres Preciseuses, iniciada em 2013 e continuada este ano. Séries limitadas. Sob o lema "Attrrape-moi... si tu m'aimes"
Os novos modelos Liens
Um relógio colocado
ResponderEliminarno pulso de uma mulher
é para esta ter cuidado
evitando envelhecer!
JCN