sexta-feira, 7 de março de 2014

25 anos de Direcção de Arte de Jorge Silva em exposição colectiva de ilustração editorial


Jorge Silva, da Silvadesigners comemora 25 anos de Direcção de Arte com uma exposição colectiva de ilustração editorial no espaço da editora Abysmo, na Rua da Horta Seca, 40, em Lisboa.


Com uma carreira iniciada no jornal Combate, e que passou pelo Independente, pelo Público ou pelo grupo editorial Leya, Jorge Silva será recordado para sempre pelo grande público como aquele que "reinventou" a sardinha como imagem das festas dos Santos Populares.


(foto DN)

Mas o seu trabalho de direcção de ilustradores de várias gerações e a escola que continua a ser o seu atelier, bem como a investigação teórica que tem levado a cabo - é coleccionador, por exemplo, de capas de grandes ilustradores portugueses do século XX - colocam-no como pivot essencial nesta área da criatividade nacional.

Trabalhámos com Jorge Silva no Público e fomos dos primeiros "clientes" do seu atelier, ao Carmo, quando produzimos durante vários anos para o Público, já como freelancer, os suplementos anuais Cronos - Pilares do Tempo e Primus - Objectos de Prazer.



O atelier Silvadesigners também ilustrou um guia que produzimos para o Pavilhão do Conhecimento (ilustrações de João Fazenda).


Agora, no espaço da Abysmo, de João Paulo Cotrim, podem ver-se ilustrações de José Cerqueira, Francisco Vaz da Silva, Carmen Miranda, Cristina Sampaio, Patrícia Garrido, Fonte Santa, Rui Silvestre, Pedro Cavalheiro, Pedro Amaral, José Eduardo Rocha, Nuno Saraiva, Marta Anjos, Alice Geirinhas, Vasco Colombo, Gonçalo Pena, André Letria, André Carrilho, Alain Corbel, Nuno Saraiva, Pedro Burgos, José Feitor, João Fazenda, André Ruivo, Luís Lázaro, Patrícia Romão, Pedro Zamith, Richard Câmara, Daniel Lima, Alberto Faria, Pedro Nora, Sofia Dias, Madalena Matoso, António Jorge Gonçalves, Yara Kono, Bernardo Carvalho, Rui Belo, André da Loba, João Maio Pinto, Tiago Albuquerque e Gonçalo Viana












Sem comentários:

Enviar um comentário