domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tem um relógio com Poinçon de Genève? Conte a sua história ao Timelab


Onde param os relógios que, desde há mais de 125 anos, ostentam o selo de qualidade Poinçon de Genève? Quem os comprou primeiro? E onde? Quem os possui actualmente? Os Arquivos do Cantão de Genebra têm registados todos os relógios, por modelo, número de calibre e outros elementos, mas não há pormenores sobre a compra.

Agora, o Timelab (instituição que gere o Poinçon de Genève), quer resgatar a mermória do selo de qualidade, desafiando os donos dos relógios a contarem a história das suas peças, através de um inquérito que será brevemente lançado, e a fazerem parte do clube "Héritiers de l’Excellence" (Herdeiros da Excelência).

Desde logo, os inquiridos saberão se a sua peça é verdadeira, nomeadamente através do número de referência do certificado original que acompanha cada relógio com Poinçon de Genève. Depois, são convidados a contar a história de cada exemplar - as suas características e quando e onde foi comprado. Foi em Genebra? Foi um presente? Está nas suas mãos em linha directa, desde o primeiro comprador? Há quanto tempo está na família? Sabe o actual dono o valor que o Poinçon de Genève dá ao seu relógio?

No final, cada participante no inquérito é convidado a entrar num passatempo, cujos pormenores serão anunciados dentro em breve, aqui. Os vencedores visitarão o Timelab, em Genebra, além de uma manufactura genebrina.

Instituido em 1886 pelo cantão, o Poinçon de Genève é a mais antiga certirficação relojoeira do mundo. Tem novas regras desde 2011, que abrangem agora a qualidade não apenas do calibre mas do relógio como um todo. Até hoje, já foram produzidos cerca de 1,3 milhões de relógios com o selo de qualidade Poinçon de Genève.

Sem comentários:

Enviar um comentário