segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Conjuntura - Portugal à beira de novo recorde nas importações relojoeiras


De Janeiro a Novembro, Portugal importou da Suíça relógios no valor de 139,5 milhões de francos, um aumento de 39,6 por cento face a período idêntico de 2012, o que parece indicar que 2013 fechará com mais um recorde para um país que é o 22º mercado mais importante das exportações relojoeiras helvéticas.

Quanto a Novembro, as exportações totais suíças em relojoaria registaram um ligeiro decréscimo em valor (menos 0,5 por cento do que em Novembro do ano passado), mas uma quebra de 120 mil unidades, confirmando a tendência já antiga de cada vez menos relógios representarem cada vez mais valor.

Portugal, em Novembro, viu aumentar em 2,2 por cento o valor das importações relojoeiras provenientes da Suíça. A China, que tem sido o terceiro maior mercado, caiu neste mês para quinto lugar, com uma redução de 26,8 por cento em valor.

A desaceleração que tem ocorrido nos últimos meses nas exportações relojoeiras suíças deve-se ao facto de tanto a China como Hong Kong (mercado número um) estarem a importar cada vez menos - 15 e 6 por cento, respectivamente.

No total, de Janeiro a Novembro, a Suíça exportou mais 1,7 por cento em valor de relógios do que em idêntico período de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário