quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chegado ao mercado - Relógio Tissot Alto Douro Vinhateiro


Era dia de Tawny (e já vamos explicar porquê), mas houve também tempo para Branco e Vintage. O Solar do Vinho do Porto, em Lisboa, foi ontem ao fim da tarde o cenário escolhido (e apropriado) para o lançamento de mais uma edição limitada de um relógio especialmente produzida para o mercado nacional - o Tissot Alto Douro Vinhateiro.

O relógio vem na sequência de uma série de outros que a Tissot e o seu importador para Portugal, a Tempus Internacional, têm produzido nos últimos anos em homenagem ao património português, numa série iniciada em 1997, com o Tissot Lisboa..

A Edição Especial Alto Douro Vinhateiro é uma homenagem à região, classificada pela UNESCO a 14 de Dezembro de 2001 como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural. 

Região banhada pelo Rio Douro foi criada em 1756 por iniciativa do governo do Marquês de Pombal, como a primeira região demarcada e regulada no mundo. 

Esta nova edição, sendo uma réplica de um modelo lançado em 1957, é um tributo ao Alto Douro Vinhateiro, uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, nomeadamente do mundialmente conhecido vinho do Porto ou de, mais recentemente, vinhos de mesa. 


Uma das salas do Solar do Vinho do Porto serviu para a apresentação do relógio e para uma prova de vinhos. Começou-se por um Branco, passou-se a um Tawny e finalizou-se com um Vintage. Acompanhados de chocolate branco, paté ou Quejo da Serra.


Uma funcionária do Solar do Vinho do Porto deu algumas explicações sobre as várias categorias e variedades de vinhos do Porto. Sabia que, para ser decretado um ano Vintage, é preciso que pelo menos 40 produtores assim o considerem?


A Edição Especial Tissot Alto Douro Vinhateiro é limitada e numerada a 500 peças em aço e baseada no modelo Tissot Visodate. Tem movimento automático suíço calibre ETA 2836-2, com autonomia para 42 horas. A caixa é revestida a PVD cor ouro rosa.

Tem indicação de data e dia da semana. Neste último caso, o disco, além de ser em português, contém uma indicação suplementar, que pode ser escolhida pelo utilizador para aparecer em alternativa à sequência normal de domingo a sábado - o nome de um tipo de vinho do Porto consoante os dias da semana. Assim, para segunda-feira o equivalente é a palavra Ruby; para terça-feira, aparece Tawny; quarta-feira tem o equivalente em Vintage; quinta-feira será LBV; sexta-feira é Branco; sábado é substituído por Colheita; e, finalmente, domingo, aparece a palavra Reserva. 

Vidro de safira na frente e no verso. Neste, está gravada a imagem de um cacho de uvas. Estanque até 30 metros. Bracelete de pele castanha, com fecho de báscula.


Em cima, o Reserva; em baixo, os três Portos provados






A edição Tissot Alto Douro Vinhateiro está disponível na Loja Tissot no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, na rede Boutique dos Relógios e agentes autorizados. PVP: 599 €


Um escanção partiu a fogo o gargalo do Reserva, num ritual que exige perícia e suscita sempre alguma emoção.






O escanção é o primeiro a provar o Reserva. Está bom! - decretou (pessoalmente, ficámos mais agradavelmente surpreendidos com o branco, mas gostos não se discutem)



A embalagem remete a três dimensões para os socalcos do Vale do Douro


2 comentários:

  1. Caro Fernando,
    Sou português, amante dos Portos em especial, e de relógios automáticos. Já comprei o meu Tissot Vinhateiro, adorei o relógio, é pena que não seja de aço (gosto mais dos metais autênticos). Moro no Brasil, mas tenho casa de férias no Canidelo (V.Nova de Gaia) (bem perto das Caves do Vinho do Porto). Parabéns pelo seu blog, muito bem escrito, vou ler sempre seus artigos.
    Antônio Galha

    ResponderEliminar
  2. Caro Antônio Galha
    obrigado pelas suas palavras
    cumprimentos
    fco

    ResponderEliminar