domingo, 10 de novembro de 2013

Em primeira mão - jóias Messika na Torres Joalheiros da Avenida


Colar Silk Spiky da colecção de alta joalharia da Messika

A marca francesa de joalharia Messika passa a estar disponível na Torres Joalheiros da Avenida da Liberdade, em Lisboa, que abrirá no final deste mês.

Estivemos em Paris, na sede da Messika, empresa fundada em 1972 por André Messika. Nas primeiras décadas de existência, a companhia especializada em diamantes, foi apenas fornecedor de pedras preciosas para terceiros, tornando-se numa das casas mais importantes de França.

Depois, em 2005, a filha do fundador, Valérie Messika, decide criar uma linha de jóias com o nome da família. Hoje, a Messika está presente em mais de 180 pontos de venda em 30 países. Neste preciso momento, está a preparar a abertura da sua flagship store, na rue Saint Honoré, na capital francesa.


Valérie Messika passou a infância rodeada literalmentre de diamantes. Ficava fascinada a observar o pai a abrir pequenos envelopes, em casa, escolhendo as melhores pedras. Desafiada a manusear ela própria os diamantes, habituou-se ao seu brilho. "Eram os meus berlindes, naquela época...", diz, bem humorada, apesar do stress da abertura iminente da boutique e da gravidez adiantada.

A Messika especializou-se numa técnica de micro-gravação, que dá às peças desenhadas por Valérie uma elasticidade e plasticidade inéditas. "Ratar a jóia com respeito, mas dar-lhe um toque irreverente", é o lema da marca. "Tornar as jóias usáveis em todas as circunstâncias, em todas as idades", é outra das preocupações da Messika, que tem peças amovíveis, diamantes móveis, pulseiras e colares elásticdos.

A casa Messika trabalha unicamente diamantes, em suporte de ouro, platina ou eventualmente prata.


Em baixo, algumas das peças das linhas de joalharia 2013 /14






















Em baixo, peças de alta joalharia, muitas delas exemplares únicos.














O fundador, em 1992 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Sem comentários:

Enviar um comentário