quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Chegado ao mercado - Zenith Academy Christophe Colomb Hurricane Grand Voyage
Zenith Academy Christophe Colomb Hurricane Grand Voyage. Limitado a 10 exemplares. Mais uma homenagem da manufactura ao navegador Cristóvão Colombo. Decoração empregando esmaltagem, gravação e micropintura.
Equipado com três das grandes etapas da história da relojoaria: um giroscópio, sistema patenteado de “controlo da gravidade"; um mecanismo de transmissão da corda por fuso e corrente; e uma frequência de 36 000 vibrações/hora.
No fundo da caixa, o Academy Christophe Colomb Hurricane Grand Voyage apresenta um quadro em miniatura.
Em primeiro plano, em ambos os lados do mecanismo, que lembram a suspensão "à cardan" dos cronómetros de marinha, figura o retrato de Cristóvão Colombo, gravado à mão, e um sextante, o instrumento astronómico que permite calcular a latitude.
Em segundo plano, uma representação do Santa Maria, o barco almirante de Cristóvão Colombo utilizado na sua primeira viagem, em 1492. A decoração microrecortada e gravada à mão reproduz o barco com detalhe, nomeadamente ao nível do cordame. As diferentes velas, fabricadas em esmalte cloisonné, estão decoradas com a cruz vermelha da Armada espanhola, sendo que uma foi substituída pela estrela da Zenith.
Por detrás do barco, a ponte do trem de rodagem foi escolhida para representar o oceano, com um fundo gravado com pequenas ondas e depois revestido de laca translúcida. No fundo, a ponte do barrilete representa o horizonte, com uma decoração em micropintura, onde aparece um céu partilhado entre o dia e a noite. Uma pequena roda dourada representa o nascer e o pôr do sol.
Um movimento com um total de 939 componentes, dos quais 354 constituem o calibre propriamente dito, no qual estão alojados os 173 elementos do módulo de “controlod e gravidade". Por sua vez, a transmissão por fuso e corrente inclui 585 componentes.
No sistema de transmissão por fuso e corrente, a força motriz permanece totalmente estável durante toda a reserva de corda.A maioria dos relógios de bolso dos séculos XVI, XVII e XVIII estava equipada com um fuso. No entanto, hoje em dia são poucas as manufaturas capazes de adaptar esse mecanismo no espaço reduzido de um relógio de pulso.
A transmissão entre o barrilete e o fuso é garantida por uma corrente de 585 componentes e 18 centímetros de comprimento. Esta construção de uma extrema complexidade, alterna ligações duplas e intermédias. Depois de montada, é capaz de resistir a uma força de tração de mais de 3 quilogramas.
De acordo com o princípio de que a manutenção do órgão regulador na posição horizontal origina a melhor amplitude possível do balanceiro e com ela a melhor precisão horária, a Zenith criou e patenteou um sistema revolucionário que permite ao “coração” do movimento e ao escape ficarem permanentemente nessa posição.
O “gravity control” é um sistema que se inspira nos cronómetros de marinha que a Zenith fabricava. Este sistema adopta desses instrumentos o princípio de suspensão "à cardan", que começou a ser utilizado no século XVI nas bússolas de marinha para que estas mantivessem a sua posição horizontal apesar dos movimentos do barco.
Graças ao seu mecanismo giroscópico autorregulador, o sistema de “gravity control” permite manter permanentemente o órgão regulador na posição horizontal, seja qual for a inclinação do pulso. A Zenith é a única manufactura que domina este sistema, que foi criado após cinco anos de desenvolvimento e galardoado no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra em 2011 na categoria de relógios com complicações.
O Academy Christophe Colomb Hurricane Grand Voyage vem num estojo de mogno, com incrustações de osso de boi, que também pode ser utilizada como humidificador para 80 charutos.
Esta caixa, que presta homenagem a Cristóvão Colombo, está decorada com uma serigrafia sobre papel de pergaminho que reproduz o planisfério de Waldseemüller (1507), o primeiro mapa-múndi no qual aparece o nome “América”.
Calibre da manufactura (El Primero 8805) de carga manual. Mecanismo giroscópico único que mantém o órgão regulador numa posição totalmente horizontal. Autonomia de 50 horas. Horas e minutos descentrados às 12 horas. Módulo autorregulador de controlo da gravidade às 6 horas. Ponteiro pequeno de segundos às 9 horas. Indicador de reserva de corda às 3 horas. Transmissão da corda por fuso e corrente sob o mostrador das horas/minutos. Caixa de 45 mm, de ouro rosa, com vidro de safira na frente no verso e uma secção abaulada. Três sub-mostradores de ouro, esmaltados (21,8 mm de espessura máxima). Estanque até 30 metros. PVP: 295.500 €
Sem comentários:
Enviar um comentário