sexta-feira, 3 de maio de 2013
Relógio Swatch Sistem51 chega em Outubro
É lançado mundialmente em Outubro o Swatch Sistem51, um produto que promete revolucionar a indústria relojoeira da mesma forma que, há 30 anos, o primeiro Swatch marcou o renascimento do sector na Suíça. Para Portugal, porém, ainda não há data marcada para a sua chegada.
Estação Cronográfica esteve no lançamento mundial do Swatch Sistem51, em Basileia, no âmbito da Baselworld, e deu em primeira mão as características inovadoras deste relógio - calibre automático, com 51 peças (tantas quantas as que tinha o Swatch original, de calibre de quartzo), sistema modular fixado por um único parafuso, autonomia de 90 horas. O Swatch Sistem51 assume-se como produto 100 por cento suíço e deverá ter um preço "entre os 100 e os 200 francos suíços", como adiantou na altura Nick Hayek, CEO do Swatch Group. O preço baixo consegue-se devido à total automatização da linha de produção do novo relógio, a primeira vez que tal acontece na indústria mundial.
O escape de alta tecnologia não tem um regulador; o isocronismo do relógio é definido na fábrica com um laser, tornando os reajustes manuais desnecessários, normalmente indispensáveis num relógio mecânico.
O calibre Sistem51 é feito inteiramente de ARCAP, uma liga do cobre, níquel e zinco com excelentes qualidades antimagnéticas. E como todos os componentes do movimento estão hermeticamente fechados dentro da caixa, a humidade, a poeira ou objectos estranhos não podem interferir com a sua performance.
A massa oscilante no Sistem51 é um disco transparente, de matéria plástica injectada de um material mais pesado no aro exterior, e que roda, em ambos os sentidos, em torno do parafuso central. Vê-se através do fundo transparente da caixa.
Com 16 patentes pendentes, o Siste51 levou vários anos a ser desenvolvido, numa cooperação entre várias empresas do Swatch Group, como a ETA (calibres), Nivarox (orgãos reguladores) ou Comadur (novos materiais).
Sem comentários:
Enviar um comentário