quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Chegado ao mercado - relógio TAG Heuer Carrera Chronograph Calibre 1887 SpaceX
TAG Heuer Carrera Chronograph Calibre 1887 SpaceX Um cronógrafo que homenageia a conquista do espaço, comemorando não só os 50 anos do primeiro relógio suíço na estratosfera mas também a associação da marca relojoeira sedeada em La Chaux-de-Fonds a um novo projeto no espaço. Tendo em conta que a TAG Heuer também está a celebrar as Bodas de Ouro do seu icónico modelo Carrera, o novo TAG Heuer Carrera SpaceX – lançado numa tiragem limitada a 2012 exemplares – é a tradução de um cruzamento de datas.
O cronógrafo Carrera deve o seu nome à lendária corrida Carrera Panamericana, que nos anos 50 atravessava o México em direcção aos Estados Unidos e que levou Jack Heuer a idealizar em 1962 um novo cronógrafo de mostrador depurado que seria lançado em 1963. Quase em simultâneo, e apesar da TAG Heuer sempre ter estado mais vocacionada para o desporto motorizado ao nível do solo, tornou-se na primeira companhia relojoeira suíça no espaço quando o astronauta John Glenn utilizou um cronógrafo modificado Heuer 2915A preso ao seu fato espacial na sua incursão à estratosfera precisamente em 1962.
Meio século depois, a TAG Heuer lançou uma edição limitada denominada SpaceX e constituída por 2012 exemplares que têm por base o modelo Carrera com caixa de 43 milímetros e alimentado pelo seu mecanismo cronográfico de manufactura denominado Calibre 1887.
O novo modelo TAG Heuer em edição limitada celebra também o projecto SpaceX, com o foguetão Falcon 9 e a nave espacial Dragon a figurarem tanto no fundo do relógio como no mostrador – tal como as datas 1962, 2012 e a inscrição ‘First Swiss Watch in Space’.
Se o voo de John Glenn foi ‘institucional’ e promovido pela estatal NASA, o projecto SpaceX está a cargo de uma companhia privada. A ligação entre as missões espaciais do passado e o futuro dos voos comerciais no espaço empresta ao TAG Heuer Carrera SpaceX um significado especial, porque a SpaceX foi a primeira empresa comercial a enviar uma nave para órbita com um bem sucedido regresso à terra em 2010 – e em Maio de 2012 voltou a fazer história ao fazer com que o Dragon fosse a primeira nave espacial privada a acoplar-se à Estação Espacial Internacional, tendo precisamente um cronógrafo TAG Heuer Carrera SpaceX a bordo.
A associação entre a TAG Heuer e a firma SpaceX está igualmente relacionada com o facto de o fundador da empresa espacial, Elon Musk, ser também o CEO da Tesla Motors, a emergente companhia de automóveis eléctricos desportivos à qual a marca relojoeira suíça se associou numa volta ao mundo durante as comemorações dos seus 150 anos.
O TAG Heuer Carrera SpaceX tem caixa de 43 mm, de aço e vidro de safira na frente e no verso, sendo estanque até 100 metros. Pulseira em couro castanho vintage, perfurado, com fecho de báscula em aço. PVP: 5.800 €
Sem comentários:
Enviar um comentário