quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pré-SIHH - Richard Mille RM 036 Sensor Jean Todt Limited Edition


A Richard Mille, desde sempre envolvida no desporto automóvel, compromete-se agora com a segurança rodoviária. Assim, vai ajudar o amigo Jean Todt e a organização global "FIA Action For Road Safety”, criando um relógio capaz de responder a problemas de segurança na estrada.

O Richard Mille RM 036 Sensor Jean Todt Limited Edition foi elaborado em colaboração com as equipas de Jean Todt, para se conseguir um calibre capaz de interpretar os constrangimentos físicos sentidos pelo corpo durante acelerações rápidas, e para tornar os pilotos conscientes dos perigos ligados à estrada.

O calibre contém uma complicação inédita, um sensor mecânico de forças G, desenvolvido e patenteado em exclusivo pela Renaud & Papi para a Richard Mille. Ele traduz o movimento de um pequeno mecanismo interno para um indicador, permitindo assim ao utilizador visualizar as forças G.

Montado directamente na platina, este mecanismo complexo foi concebido para mostrar o número de G's acumulados pelo portador durante acelerações rápidas. Composto por 50 peças e medindo apenas 17 mm, o sensor pode indicar acelerações de várias dezenas de G's.

No mostrador, uma escala localizada às 12 horas indica que a aceleração é segura (zona verde) ou crítica (zona vermelha) para o condutor. Um botão às 9 horas rapidamente coloca o sistema a zeros.

O RM 036 será oficialmente apresentado no próximo dia 7, na cerimónia de entrega de prémios FIA, em Istambul. Jean Todt doará o lucro da venda do exemplar a duas instituições que lhe são caras: a global campaign for road safety e o ICM Brain and Spine Institute.

O Tourbillon G-Sensor RM 036 Jean Todt tem uma edição limitada de 15 exemplares, em titânio.


Calibre RM036, de carga manual, turbilhão, com horas, minutos, pequenos segundos e indicador de G's. Caixa de 50.00 x 42.70 x 16.15 mm, em titânio. Autonomia de 70 horas. Platina em nanofibras de carbono, esqueletizada. Pontes em titânio. Roda de balanço de inércia variável. Tambor de corda de rotação rápida (6 horas por revolução, em vez de 7,5 horas). Gaiola do turbilhão em cerâmica. Vidro de safira na frente e no verso.


Da marca:

The design and execution of the entire watch bears witness to a complete conceptual approach regarding the movement, case and dial. As a result, everything has been constructed according to an extremely rigorous specification, in the manner of the analytical engineering methods used in the design of Formula 1 racing cars where the chassis and the engine are developed in complete harmony. The case of the RM 036 requires 86 stamping operations, of which 49 make up the striking of the three principal components (bezel, case middle and case back), before the cutting and milling can start. It takes 20 hours to set a machine and 30 hours of programming to produce just a single kit. The case requires 255 machining operations and the finishing phase involves 5 hours of satin finishing and polishing. A five-axis machining centre (perfected machine) must be used to create the case’s complex form. For each case machined, a period of 45 minutes is needed just for the positive engraving of the name “Richard Mille”. The tripartite case is water resistant to 50 meters, ensured by two Nitril O-ring seals. The case is assembled with 20 Spline screws in grade 5 titanium and abrasion resistant washers in 316L stainless steel.

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