sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Coração em forma de proa ganha prémio de design joalheiro na Portojóia
Um coração em forma de proa , remetendo para a génese do vocábulo que os portugueses conhecem como saudade. Tatiana Barros Ferreira, de 21 anos, formanda da Contacto de Autor – Galeria Escola de Joalharia, idealizou o conceito sob a forma de alfinete, moldou-o em prata e, assim, conseguiu reunir as preferências do júri e ganhar a 8.ª edição do Prémio PORTOJÓIA Design.
Inserida da PORTOJÓIA - 23.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, que decorreu na EXPONOR, com 9.684 visitas de profissionais do sector, a iniciativa teve este ano como tema a Alma Lusa
Dos 14 projetos candidatos saiu ainda uma menção honrosa, que distinguiu uma outra aluna da Contacto de Autor – Galeria Escola de Joalharia. Maria Luís Cardoso manufaturou um colar que uniu o imaginário marítimo nacional à arte da azulejaria, através de técnicas básicas de joalharia.
Adequação ao tema proposto, criatividade (design, contemporaneidade e inovação), potencial comercial (custo de produção versus preço de venda) e viabilidade para produção industrial foram os critérios de avaliação.
Seguir-se-á agora a fase em que Tatiana Barros Ferreira poderá ver o seu protótipo produzido pela empresa parceira do PORTOJÓIA Design (a Fernando Rocha Joalheiros), depois de analisadas a viabilidade industrial e comercial do alfinete.
Nos termos do regulamento do Prémio, a venda da peça caberá – em exclusivo – à Fernando Rocha Joalheiros, a qual, durante cinco anos, pagará à criadora o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica.
Sem comentários:
Enviar um comentário