domingo, 15 de julho de 2012

Jogos Olímpicos de Londres - relógios Omega marca contagem decrescente

A dias das 30ªs Olimpíadas dos tempos modernos, iniciamos aqui uma série de artigos sobre a Omega, cronometrista oficial do evento.

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 têm uma relevância especial para a OMEGA. Assinalam a 25ª vez que a marca relojoeira suíça assume o papel de Cronometrista Oficial; além disso, a Omega está a celebrar o 80º aniversário dos seus primeiros Jogos Olímpicos; e está de volta à cidade, que com a introdução das células fotelétricas, blocos de partida no atletismo e a câmara photofinish de meta, viu nascer a cronometragem desportiva moderna em 1948.

"A Omega aguarda com expectativa cronometrar cada prova em cada um destes locais. Valorizamos a nossa parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI) e estamos muito orgulhosos de estar ao serviço de talentosos atletas que fazem dos Jogos Olímpicos o mais prestigioso evento desportivo do mundo", diz Stephen Urquhart, Presidente da Omega. "Esta associação com o COI tem resultado no desenvolvimento de algumas das inovações mais significativas da cronometragem e tecnologia de tratamento de dados. Como em todos os Jogos Olímpicos, a Omega está a introduzir novas inovações de cronometragem em Londres. Embora a tecnologia ofereça uma melhor flexibilidade na distribuição, exibição e armazenamento de resultados, mantém exactamente o mesmo objetivo dos cronómetros que foram usados para cronometrar cada prova nos nossos primeiros Jogos Olímpicos em 1932: guardar para a posterioridade os extraordinários desempenhos dos melhores atletas do mundo", conclui Urquhart.


O relógio de contagem decrescente, na linha do Meridiano de Greenwich

O Comité de Organização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de Londres (LOCOG) e a Omega, Cronometrista Oficial dos Jogos de 2012, desvendaram o Relógio de Contagem decrescente da Trafalgar Square, no dia 14 de Março de 2011. O design do relógio reflete o look dos Jogos. Os feixes de luz no relógio são inspirados em Londres e na sua ligação com a linha do Meridiano em Greenwich, a casa do tempo.

A Trafalgar Square foi selecionada para colocar o relógio uma vez que é uma das zonas de Londres mais conhecidas e icónicas, visitada anualmente por milhares de londrinos e turistas. Foi o centro das celebrações quando Londres ganhou a organização dos jogos e mais uma vez desempenhará um papel fundamental na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O relógio é feito a partir de aço de uma companhia baseada em Preston. Tem 6,5 metros de altura, 5 metros de comprimento e pesa cerca de 4 toneladas. Foram necessárias 10 pessoas e dois dias para montar o relógio na praça. A decoração luminosa foi concebida por uma empresa britânica.

Um segundo relógio oficial de contagem decrescente OMEGA foi colocado em Greenwich a 27 de Julho de 2011 para comemorar “One Year to Go (Falta um ano)” para o início dos Jogos Olímpicos. Contando os segundos, minutos, horas e dias até ao grande dia encontra-se o relógio de contagem regressiva instalado na linha do Meridiano.


O relógio da contagem decrescente, em Trafalgar Squar


Sem comentários:

Enviar um comentário