sábado, 31 de março de 2012

Vacheron Constantin funda Cercle 250, aberto a manufacturas de métiers d'art com mais de 250 anos


Brunissage

A Vacheron Constantin acaba de anunciar a criação do Cercle 250, associação de empresas mecenas com mais de 250 anos de actividade ininterrupta. O Cercle 250 tem por vocação promover encontros de excepção, a fim de preservar e celebrar a excelência de savoir-faire seculares, encorajando projectos culturais inovadores. "Aberto à criação, sensível à salvaguarda de um património material e imaterial, o Cercle 250 é um espaço de experiências inéditas", refere um comunicado.

O Cercle 250, animado pela paixão dos Métiers d’Art, tem por missão encorajar e promover, através dos seus projectos, os valores de excelência e de compromisso para com o savoir-faire manual, "numa visão humanista do trabalho que os seus membros representam".

O Cercle 250 vai encorajar todas as iniciativas de formação e de transmissão dos savoir-faire, como sejam o apoio à aprendizagem, ao lançamento de circuitos de tutoria ou a constituição de formação de excelência no ensino do artesanato artístico tradicional.

Enquanto fundador e Presidente do Cercle 250, a Vacheron Constantin vai recrutar os membros contribuintes que constituirão o Comité do Cercle 250. Os critérios de admissão no Cercle 250 reportam ao número constitutivo e simbólico de cinco. Assim, cada futuro membro terá que ter 250 anos de actividade ininterrupta, de possuir o conhecimento de um savoir-faire altamente manufacturado, de justificar um domínio da sua cadeia de valor, de confirmar uma herança comum de valores fundadores e de autentificar uma projecção internacional.

Os projectos apoiados pelo Cercle 250 serão divulgados em exposições, acontecimentos privados ou públicos, colóquios ou visitas a ateliers.

O primeiro projecto do Cercle 250, para o ano em curso, será patrocinado pela Vacheron Constantin. Desde a sua criação, em 2003, a Fondation Bodmer tem investido no sector vital da conservação e restauro de manuscritos antigos, a fim de assegurar a transmissão deste património mundial. O projecto visa criar um gabinete de restauro e o ensino dessa arte a um jovem aprendiz.

Segundo a Vacheron Constantin, manufactura relojoeira fundada em 1755 em Genebra, e a mais antiga do seu género em trabalho ininterrupto, existirão cerca de 150 empresas no mundo que preenchem os critérios do Cercle 250, e que foram contactadas para dele fazerem parte.


Ebenisterie


Emaillage


Fun maki


Gravure


Savonnerie

Sem comentários:

Enviar um comentário