sábado, 31 de março de 2012

Eberhard & Co. parceiro da equipa de vela Audi Italia Sailing Team


A Eberhard & Co., a comemorar 125 anos, será parceiro da Audi Italia Sailing Team em 2012 e o seu logótipo aparecerá nos três Melges classes 20, 24 e 32. A primeira regata ocorreu há dias em Miami, a Bacardi Cup, com o Audi-Eberhard & Co. Melges 24 a ficar em segundo lugar, comandado pelo skipper Riccardo Simoneschi.

2012 apresenta-se com um calendário preenchido nas três categorias de vela e para os três iates
Audi-Eberhard. Os Melges 20 e Melges 32 competirão na quinta edição do Audi Italia Sailing Series, circuito em que a Eberhard & Co. será cronometrista oficial. Ao mesmo tempo, o Melges 24 competirá no campeonato do mundo da sua categoria.

Chopard homenageia Marilyn Monroe


A Chopard vai prestar homenagem a Marilyn Monroe, em Maio, durante o 65º Festival Internacional de Cannes, evocando o meio século sobre a morte da actriz.

Assim, a Chopard vai revelar uma série de 25 fotografias inéditas da estrela, da autoria de Milton Greene, fazendo-lhe ao mesmo tempo uma homenagem com a criação de joalharia desenhada por Caroline Scheufele.

Milton Greene era um fotógrafo de moda, cuja amizade com a estrela foi o tema do filme intitulado My Week with Marilyn. A Chopard vai expor 25 fotos dele no Chopard Lounge, dentro do Martinez Hotel, bem como no Canal + Patio, ao lado do Palais des Festivals durante o Festival de Cannes. Depois, as fotos partirão em digressão mundial durante o resto do ano.

Entretanto, Caroline Scheufele, co-Presidente da Chopard, inspirou-se na figura da estrela para conceber a linha de jóias Marylin Forever.

As 25 fotografias inéditas foram seleccionadas pelos Arquivos LLC, Chopard e Oscar Generale Productions a partir das 4 mil tiradas por Milton Greene, das quais o seu filho, Joshua Greene, detém os direitos.

Vacheron Constantin funda Cercle 250, aberto a manufacturas de métiers d'art com mais de 250 anos


Brunissage

A Vacheron Constantin acaba de anunciar a criação do Cercle 250, associação de empresas mecenas com mais de 250 anos de actividade ininterrupta. O Cercle 250 tem por vocação promover encontros de excepção, a fim de preservar e celebrar a excelência de savoir-faire seculares, encorajando projectos culturais inovadores. "Aberto à criação, sensível à salvaguarda de um património material e imaterial, o Cercle 250 é um espaço de experiências inéditas", refere um comunicado.

O Cercle 250, animado pela paixão dos Métiers d’Art, tem por missão encorajar e promover, através dos seus projectos, os valores de excelência e de compromisso para com o savoir-faire manual, "numa visão humanista do trabalho que os seus membros representam".

O Cercle 250 vai encorajar todas as iniciativas de formação e de transmissão dos savoir-faire, como sejam o apoio à aprendizagem, ao lançamento de circuitos de tutoria ou a constituição de formação de excelência no ensino do artesanato artístico tradicional.

Enquanto fundador e Presidente do Cercle 250, a Vacheron Constantin vai recrutar os membros contribuintes que constituirão o Comité do Cercle 250. Os critérios de admissão no Cercle 250 reportam ao número constitutivo e simbólico de cinco. Assim, cada futuro membro terá que ter 250 anos de actividade ininterrupta, de possuir o conhecimento de um savoir-faire altamente manufacturado, de justificar um domínio da sua cadeia de valor, de confirmar uma herança comum de valores fundadores e de autentificar uma projecção internacional.

Os projectos apoiados pelo Cercle 250 serão divulgados em exposições, acontecimentos privados ou públicos, colóquios ou visitas a ateliers.

O primeiro projecto do Cercle 250, para o ano em curso, será patrocinado pela Vacheron Constantin. Desde a sua criação, em 2003, a Fondation Bodmer tem investido no sector vital da conservação e restauro de manuscritos antigos, a fim de assegurar a transmissão deste património mundial. O projecto visa criar um gabinete de restauro e o ensino dessa arte a um jovem aprendiz.

Segundo a Vacheron Constantin, manufactura relojoeira fundada em 1755 em Genebra, e a mais antiga do seu género em trabalho ininterrupto, existirão cerca de 150 empresas no mundo que preenchem os critérios do Cercle 250, e que foram contactadas para dele fazerem parte.


Ebenisterie


Emaillage


Fun maki


Gravure


Savonnerie

Meditações - quarto crescente

THE Crescent-moon, the Star of Love,
Glories of evening, as ye there are seen
With but a span of sky between--
Speak one of you, my doubts remove,
Which is the attendant Page and which the Queen?

William Wordsworth

sexta-feira, 30 de março de 2012

Design relojoeiro - Dezeen Nava Wherever


Dezeen Nava collection. Wherever, pelo designer milanês Denis Guidone. Calibres de quartzo, indicação de segundo fuso horário. Saiba mais aqui.





Chegado(s) ao mercado - botões de punho com Fases de Lua


TF Est. 1968. Já nos tinham surpreendido com as versões turbilhão. Agora, botões de punho Fases de Lua, de inspiração novamente relojoeira. Versões em aço com diamantes, ouro maciço ou plaqué ouro.

15 anos do Anuário Relógios & Canetas - Quadra dá a vencedor de passatempo uma Montblanc Meisterstück 149



Nuno Lopes, de Almeirim, é o vencedor do concurso do 15º Aniversário do Anuário Relógios & Canetas. Receberá, assim, uma Montblanc Meisterstück 149, no valor de 645 euros.

A frase premiada: Com o Anuário Relógios & Canetas na bagagem / e muita escrita no pensamento, / comprar uma Montblanc é a próxima paragem / para me ajudar a marcar o Tempo.




O Júri, composto pelo editor-chefe do Anuário, Fernando Correia de Oliveira; pelo Director da Montblanc Portugal, Nuno Teixeira; e pelo actor Virgílio Castelo, embaixador Montblanc, examinou mais de 400 participações.

Além da Montblanc Meisterstück 149, Nuno Lopes receberá um exemplar do Anuário Relógios & Canetas, o mais antigo título da especialidade em Portugal, líder de audiências.

Outros nove participantes foram distinguidos com um exemplar do Anuário 2012: Joaquim Pires, André Jardim Cadilhe, Vera Mónica Conde, Vítor Rodrigues Silva, Ana Martins, Vítor Manuel Valente, Alfredo Felgueiras, Fausto Soares Almeida e Bruno Teixeira Coelho.

Meditações - tempo e riqueza

Ser capaz de aproveitar
o tempo que Deus nos deu
pode à riqueza levar,
conforme já sucedeu!

João de Castro Nunes

quinta-feira, 29 de março de 2012

Jóias de Huguette Clark em leilão


Jóias da milionária norte-americana Huguette Clark irão a leilão a 17 de Abril, na Christie's em Nova Iorque, incluindo peças Art Déco da Cartier ou da Tiffany. Os valores totais poderão chegar aos 12 milhões de dólares, para apenas 17 peças.


Lido no IDEX Online News:

Christie’s New York is to auction the estate of Copper heiress Huguette M. Clark on April 17. While the jewelry itself, which include signed jewels by Cartier, Dreicer & Co. and Tiffany, would be enough to get any collector excited, what makes the sale extra special is that the collection is believed to have been stored in a bank vault since the 1940s.

The complete collection of 17 jewels is expected to fetch $9- $12 million when it comes up for sale. The  state includes a rare 9-carat cushion-cut fancy vivid purplish pink diamond ring mounted in a Belle Époque setting by the French jeweler Dreicer & Co. It is estimated at $6-$8 million. Based on the date of the
stone’s setting – circa 1910 - the ring is believed to have originally belonged to Clark’s mother, the former Anna Eugenia La Chapelle.

Huguette Clark’s collection also features an exceptional colorless, 19.86-carat diamond ring by Cartier, estimated to sell at $2-$3 million. The GIA certified the diamond a D color and with potentially internally flawless clarity and was discovered in its original Cartier box from the 1920s.

The collection also includes an array of signed jewels by the finest makers of the Art Deco era, including an intricately detailed diamond bracelet by Cartier circa 1925 (estimate: $300,000-$500,000) and a diamond and multi-gem charm bracelet by Cartier circa 1925 (estimate: $20,000-30,000).

Another item is a ruby, sapphire, emerald and gold bracelet possibly designed by Louis Comfort Tiffany, of Tiffany & Co. circa 1915 (estimate: $30,000-50,000). “In the world of fine jewelry, this is truly a fairytale collection,” says Rahul Kadakia, Head of Jewelry for Christie’s Americas. “The iconic Art Deco design and exceptional craftsmanship of these meticulously preserved jewels are emblematic of the great Gilded Age in American history.”

Born in Paris in 1906, Huguette Clark was the seventh and youngest child of Gilded Age industrialist William A. Clark, who at the time was one of the richest men in America, with a fortune said to have rivaled that of the Rockefellers.

Índia e China à beira de serem os maiores consumidores mundiais de diamantes


A entrada em força em cena dos consumidores indianos e chineses no mercado global da joalharia vai alterar muitas das regras actuais, faz notar um relatório do CIBJO a ser debatido no próximo congresso da organização, em Vucenza, Itália, e da autoria de Jonathan Kendall, Director Operacional da De Beers. (Na foto, Miss India International 2012).

"Prevê-se que, em 2015, a Índia e a China representem o mesmo (30 por cento) que os Estados Unidos no consumo de jóias com diamantes. A quota do Japão deverá cair dos actuais 12 por cento para 8 por cento", diz ele.

Extractos do relatório:

The profile of the jewellery market is changing. The emerging nations of India and China are accounting for an increasing share of the global jewellery market and this is set to increase over the coming decade and beyond. The more established and developed markets (primarily US and Japan) will continue to see their share erode. It is projected that by 2015, India and China will account for the same share (approx. 30%) of diamond jewellery sales as the US. Japan's share will drop to around 8% (from 12% currently).

The emerging middle classes in both India and China are driving this demand, as they establish a taste for International luxury brands of all kinds.

As these markets develop, [it's expected that] a new kind of diamond jewellery consumer to emerge. Both markets have established relationships with jewellery (gold, jade etc) but their relationship with diamonds and diamond jewellery is a little different. While a diamond engagement ring is a cultural imperative in markets such as the US that is far from the case in China and India.

What is clear is that consumers across both these markets (as in more established markets) are looking for trust and reassurance in their diamond jewellery acquisitions. The trust of good quality and brand integrity is key, particularly in the context of fake products that are felt to be prevalent in both markets.

Para ler o relatório completo, vá aqui.

Boutique dos Relógios Plus Colombo com Roland Iten


Estação Cronográfica foi o primeiro a falar da Roland Iten em Portugal. A Boutique dos Relógios Plus no CC Colombo alargou o seu portefólio à Roland Iten, uma companhia única no mundo, que se inspira no universo da Relojoaria para criar acessórios masculinos topo de gama. Para assinalar a entrada no mercado nacional, o próprio Roland Iten estará na próxima semana em Lisboa.



Roland Iten, o criador do conceito Luxo Mecânico

Marc by Marc Jacobs, nova marca no mercado nacional enriquece portefólio da In Time


A In Time realizou hoje na mansarda do Internacional Design Hotel, ao Rossio, em Lisboa, o seu Showroom Primavera-Verão de relógios e acessórios.


A In Time acrescentou uma marca ao seu portefólio relojoeiro - a Marc by Marc Jacobs. Em baixo, alguns dos modelos.




A In Time, que tem um corner Fossil no El Corte Inglés de Lisboa, importa ainda para Portugal relógios das marcas Adidas, Burberry, Diesel, DKNY, Emporio Armani e Michael Kors, além de acessórios de algumas delas.














A mansarda do Internacional Design Hotel, mobilada com alusões a escritores, como Fernando Pessoa


E as vistas das janelas da mansarda, ao fim da tarde, sobre a colina do Carmo e o Rossio









"Ser quem penso? Mas eu penso tantas coisas!"