terça-feira, 22 de novembro de 2011

Guitarra de Eric Clapton em Lisboa, em exposição da Gucci e dos Grammy


Se quiser apreciar uma Fender Stratocaster que pertenceu a Eric Clapton, bem como outra memorabilia relacionada com grandes músicos internacionais, poderá fazê-lo numa exposição que durante uma semana estará patente no Chiado, em Lisboa.

A exposição tem igualmente patentes posteres de várias edições dos Grammy Awards, bem como ecrãs interactivos e música ambiente evocativa daquele que é considerado como o mais importante evento mundial dedicado a premiar a música ligeira.

A exposição decorre no nº 44 da Rua Ivens. Para os mais velhos, é o antigo local ocupado pela Jalco. Um espaço surpreendente, bem aproveitado agora pela Gucci, que mostra a sua colecção de relógios comemorativa de uma associação com a fundação que gere os Grammy.


A guitarra de Eric Clapton. Estação Cronográfica confessa-se admirador de longa data (desde os Yardbirds...) daquele a quem se gritava "give a guitar to God, give a guitar to Eric Clapton!". O músico inglês, CBE, nascido em 1945, teve 35 nomeações para os Grammy, a título individual, ganhando até agora 17. Teve ainda uma nomeação com os Cream, mas dessa vez não ganhou. A Fender Stratocaster pertence à colecção permanente do Museu Grammy.


Da marca:

Para assinalar a parceria exclusiva entre a Gucci Timepieces & Jewelry e The Recording Academy®, inspirada pelos Prémios GRAMMY®, a Gucci apresenta uma colecção, em edição especial, de relógios e peças de joalharia GRAMMY, desenhada pela Directora Criativa da Gucci, Frida Giannini, revertendo os lucros para um programa dedicado ao restauro e à preservação de gravações musicais marcantes, para que as futuras gerações possam delas desfrutar.

Esta parceria não só sublinha os 90 anos de história Gucci, durante os quais alguns dos mais fiéis clientes da Casa foram artistas icónicos do mundo da música, como também o seu empenho na defesa das artes. Na mesma linha da relação de cinco anos entre Gucci e The Film Foundation, organização sem fins lucrativos de Martin Scorsese, que até à data resultou no restauro de seis filmes clássicos, esta nova iniciativa apoiará os programas do GRAMMY Museum®, com vista à preservação de momentos e gravações historicamente relevantes para o nosso legado musical.

"A música, à semelhança dos filmes, é uma parte vibrante da cultura actual e é também frequente encontrar nela a inspiração para o meu trabalho enquanto designer," afirmou Giannini. "Como casa de moda com 90 anos de riqueza histórica, a Gucci orgulha-se de estar na vanguarda de iniciativas como esta, destinadas a defender as artes. É uma honra associarmo-nos à The Recording Academy, não só considerada uma das mais destacadas autoridades mundiais no campo da música, mas também guardiã de alguns dos maiores marcos musicais da história."

"Temos grande admiração pela importante contribuição da Gucci para o restauro e preservação do cinema em anos recentes e, naturalmente, estamos muito satisfeitos por ter decidido alargar esses esforços ao mundo da música, através desta parceria com The Recording Academy," afirmou Neil Portnow, Presidente/CEO da The Recording Academy, Presidente da GRAMMY Foundation® e Presidente do Conselho de Administração do GRAMMY Museum®. "Com a crescente intersecção entre música e moda, estamos orgulhosos por colaborar com uma das mais icónicas e filantrópicas casas de moda da actualidade."

A música foi, e continua a ser, uma parte fundamental da herança Gucci. Ao longo dos tempos, Gucci foi uma marca preferida por alguns dos músicos mais icónicos do mundo, incluindo os artistas Fergie dos Black Eyed Peas, Mary J. Blige, Eric Clapton, Elton John, John Legend, Alicia Keys, Madonna, Rihanna, Ringo Starr, Rod Stewart, Barbra Streisand, Timbaland e Justin Timberlake, galardoados com Prémios GRAMMY.





Sem comentários:

Enviar um comentário