domingo, 20 de março de 2011

Relógio TAG Heuer Mikrograph - o primeiro cronógrafo mecânico com marcação de centésimo de segundo sem desmultiplicação - por ponteiro ao centro


Como Estação Cronográfica referiu recentemente, estivemos em La Chaux-de-Fonds, Suíça, na manufactura da TAG-Heuer, para tomar contacto directo com o novo feito micro-mecânico saído do "campeão dos cronógrafos".

O novo TAG Heuer Carrera foi baptizado de Mikrograph, em memória de um antigo aparelho usado pela marca na medição de tempos em provas automobilísticas.

O Mikrograph é o primeiro relógio de pulso a conseguir medir centésimos de segundo. À primeira vista, isso não parece ser exacto, já que há no mercado outros relógios mecânicos capazes de tal proeza. Mas os que existiam até agora socorriam-se de desmultiplicação de rodas dentadas para poderem chegar a esta pequena grandeza temporal. Já o Mikrograph dispõe de um ponteiro de segundos ao centro, directamente a marcar na escala o centésimo de segundo, de forma exacta - a mais exacta de sempre. Isso é conseguido através de um calibre cujo orgão regulador (balanço / espiral) bate a 360 mil alternâncias por hora!


Trata-se de uma autêntica revolução na relojoaria mecânica. Este cronógrafo de rodas de colunas foi inteiramente concebido, patenteado, desenvolvido e fabricado no atelier de Alta Relojoaria TG Heuer, em La Chaux-De-Fonds, o berço do Monaco V4, o relógio que há cinco anos deixou toda a gente espantada ao aplicar correias em vez de rodas dentadas e uma massa em carril em vez de assente num pivot.

A TAG Heuer lançou-se com determinação no segmento dos calibres de alta frequência e o Mikrograph dispõe de duplo mecanismo de escape, com o seu nome a render homenagem ao cronómetro Heuer Mikrograph de 1916, referência durante mais de 50 anos na cronometragem de desportos de grande velocidade, com frequências de 25 e 50 hertz.

Composto por dois sistemas, 62 rubis e 396 peças, o cronógrafo Heuer Carrera Mikrograph 1/100 de segundo integra duas rodas de balanço, tendo cada uma o seu sistema próprio de transmissão e escape, de forma a que a função de cronógrafo não interfira com o movimento do relógio. E os entendidos sabem que, ao accionar um cronógrafo normal, isso interfere inevitavelmente com o isocronismo do relógio na sua indicação normal de horas, minutos, segundos. Com o Mikrograph, esse problema é evitado - há dois orgãos reguladores, completamente independentes.

A filosofia já tinha sido empregue no Calibre 360, que equipa o Monaco V4, através de um módulo aplicado ao movimento, mas no Mikrograph 1/100 a concepção vem logo de origem, permitindo que o novo cronógrafo de roda de colunas seja um cronómetro certificado COSC.

A roda de balanço "normal" do relógio oscila a 4 hertz e 28 800 alternâncias por hora, com uma autonomia de 42 horas. A roda de balanço de alta frequência empregue no cronógrafo oscila a 50 hertz e 360 000 alternâncias por hora, com uma autonomia de 90 minutos e marcação do centésimo de segundo através de um ponteiro central.

O fundo em vidro de safira permite observar os "dois corações", lado a lado, batendo a ritmos diferentes, no meio de um calibre belo e complexo, com decoração Côtes de Genève.

O novo cronógrafo Heuer Carrera Mikrograph 1/100 segundos está disponível em ouro rosa, em edição limitada a 150 exemplares.

Da marca:

L’héritage de TAG Heuer en termes de chronométrage est sans égal car il prend en compte les fractions de seconde, fondamentales lorsque les performances des professionnels de la vitesse sont en jeu.

En 1916, TAG Heuer a mis au point le Mikrograph, premier chronomètre affichant une précision au 1/50e et au 1/100e de seconde, alors que les autres instruments de mesure de l’époque ne pouvaient proposer au mieux qu’un chronométrage au 1/5e de seconde. Cette innovation technique a changé le destin des courses automobiles, en permettant de mesurer ces grains de poussière temporelle qui font toute la différence pour les as du volant. Grâce à cette technologie révolutionnaire, Heuer est devenu le chronométreur officiel des plus grands événements sportifs à travers le monde.


Da marca:

Heuer CARRERA MIKROGRAPH 1/100th Second Chronograph

Essential technical elements that make this timepiece different:

1 – First chronograph with a central 100th-of-a-second hand turning one revolution per second and 100 jumps per second (3 times faster than on the historical Heuer model). There is no visible tremor during rotation.

2 – Dual control system: one for chronograph functions and one for setting watch time. It’s the first 100th of a second wrist-worn stopwatch.

3 – Extremely easy-to-read chronograph scale on the outside edge of the dial indicating tenths and hundreds of a second.

4 - Chronograph control with column wheel.

5 – Unlike a conventional chronograph, the time base is not dependent on the watch (hence the name “stopwatch”). Chronograph functions can be start or stopped independently of watch functions.

6 - The chronograph’s power reserve is independent of the watch’s (two separated cylinders).

7 - Automatic winding of the watch by means of a circular oscillating weight. Chronograph winding is done manually (once is 90-minute power reserve is depleted). Winding the chronograph also winds the watch — both barrels are wound at the same time.

8 - Chronograph power reserve display by full scale of 120° (the 90-minute-power reserve on a scale from 0 to 100%).

9 – Chronograph second counter at 6 o'clock.
10 – Chronograph minute counter at 3 o'clock.
11 – Small seconds counter at 9 o'clock.

12 – The wide spacing of the counters with respect to the centre makes for excellent readability.

13 – Semi-perpetual date window at 6 o’clock with rapid date correction with crown in middle position.

14 – 42-hour power reserve for the watch and 90-minute power reserve for the chronograph.

15 – The two balance wheels (4Hz clock and 50Hz chronograph) are visible through the open case back.

16 – The stop second enables watch time to be set to the nearest second.

Sem comentários:

Enviar um comentário