quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tempo Universal ao Meio-Dia Solar Verdadeiro em 2011

Tempo Universal ao Meio-Dia Solar Verdadeiro, para Lisboa, em 2011, segundo as tabelas do Observatório Astronómico de Lisboa (clique nas imagens para aumentar)

9 comentários:

  1. Boa noite.

    Porque razão é que no da 31/12 o meio dia verdadeiro é às 13:35:04? É gralha?

    ResponderEliminar
  2. boa noite


    o meio-dia solar verdadeiro é sempre o ponto mais alto do sol no horizonte, o zénite, altura em que a sombra de um objecto será a mais curta desse dia

    não percebi: onde leu. na tabela do OAL, a indicação de que o meio-dia solar verdadeiro a 31/12 é às 13.35:04?

    ao dispor

    ResponderEliminar
  3. Então o meio-dia-solar nunca coincidirá com as doze horas solares?

    ResponderEliminar
  4. exactamente - meio dia solar verdadeiro igual às doze horas solares, num determinado dia - como disse não é sempre na mesma altura do dia civil

    ResponderEliminar
  5. para ser mais claro: meio dia solar verdadeiro é o mesmo que meio dia solar, mas só pode ser determinado para um só local, e para um só dia. o meio dia da hora civil é uma convenção, onde se estabelece que o dia tem sempre 24 horas, quando isso não é verdade.
    se for para outro local, andando sempre na mesma longitude, o meio dia solar verdadeiro ocorre simultaneamente. Mas, variando em longitude, o meio-dia solar verdadeiro também varia. Já na hora civil, o meio-dia é sempre o mesmo para todos os territórios que estejam num determinado fuso horário, independentemente da longitude do lugar.

    ResponderEliminar
  6. Bom Dia:

    Esta tabela significa que a hora do pico do sol (em que o sol é mais perigoso) é em cada dia aquela que consta da tabela? A hora civil que consta desta tabela é hora portuguesa, certo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. exactamente -o meio dia solar verdadeiro e a hora solar verdadeira é que interessam quanto à maior ou menor perigosidade de exposição ao sol. A hora civil tem desvio em relação à hora solar e, mais grave, esse desvio é maior no Verão que no Inverno, altura em que as pessoas se expõem mais ao sol. Grosso modo, há um desvio de meia hora em Portugal Continental em relação à hora solar, no Inverno, e de hora e meia no Verão, devido ao regime de mudança da hora.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia.
    Se nos equinócios a duração do dia iguala a duração da noite, porque não é o meio dia solar à mesma h/min nos dos equinócios?

    Não entendi o comentário anterior. Então não é a hora de inverno que é alterada em relação à real? Se no verão há um desvio de hora e meia em relação ao meio dia solar, a tabela não deveria indicar o meio dia solar para cerca das 13h30?

    Então é a nossa hora de inverno a que mais se aproxima da do meio dia solar (tempo universal)?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Ainda em relação ao meu comentário de há pouco, uma notícia Correio do Minho dizia:
    "Portugal, à semelhança de toda a União Europeia, adianta os relógios na madrugada do próximo domingo, dia 26 de março.


    No domingo, quando for 1:00 da manhã, deve adiantar o relógio 60 minutos.

    Até final de outubro o sol volta a pôr-se mais tarde e os dias ficam aparentemente maiores. Na madrugada de sábado para domingo, os relógios adiantam 60 minutos, às 01:00, no continente, mantendo-se até 29 de outubro, durante 218 dias, cerca de 7 meses.

    Portugal passa a estar alinhado com o tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG). Estar alinhado com o tempo universal significa que está no fuso horário 0 (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo)."

    Mas então é no verão ou no inverno que estamos mais próximos da hora do tempo universal?

    ResponderEliminar