quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conjuntura - Portugal abranda importações relojoeiras em Outubro

Depois de nove meses consecutivos de crescimento das importações de relojoaria helvética, o mercado português reduziu em Outubro 7,3 por cento em valor, comparado com igual período de 2009 - revelam os números da Fédération Horlogère para os primeiros 10 meses do ano.

Finalmente, o ambiente económico e financeiro negativo em Portugal (vigésimo mercado das exportações relojoeiras suíças) está a fazer-se sentir. Mesmo assim, comparado com 2008, as importações portuguesas em Outubro foram superiores em 32,3 por cento.

Em termos acumulados, e mercê dos três primeiros trimestres, verdadeiramente espectaculares, as importações relojoeirias nacionais são superiores 42,3 por cento em valor, comparadas com igual período de 2009. Sendo assim, e prevendo-se um aumento dos valores para Novembro (as encomendas de Natal), Portugal poderá acabar afinal com um ano recorde absoluto em termos de consumo de relógios suíços.

Em termos gerais, o sector relojoeiro helvético registou em Outubro o décimo mês consecutivo de crescimento (mais 18 por cento face a período homólogo de 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário