terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tempo de ocaso: criado Instituto do Envelhecimento


Quinta-feira, 19 de Nov., tem lugar na Reitoria da Universidade de Lisboa, a assinatura dos Protocolos de Cooperação entre a Universidade de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian e entre a Universidade de Lisboa e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com vista à implementação do recém-criado Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa.

O Instituto, unidade autónoma de Investigação da UL, sedeada no Instituto de Ciências Sociais e coordenada por Manuel Villaverde Cabral, tem por objecto principal a investigação e a formação científica em estudos do envelhecimento, bem como a organização, nesta área, de actividades de comunicação científica e de abertura à sociedade. O Instituto dispõe-se também a estudar e avaliar as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento da população.

A Fundação Calouste Gulbenkian que, através do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, considera esta uma das suas áreas prioritárias de intervenção, propõe-se contribuir para a implementação e desenvolvimento dos objectivos do Instituto do Envelhecimento com um subsídio anual de 200.000 euros, durante os próximos três anos.

Por sua vez, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, interessada em apoiar o estudo e a discussão pública de temas e problemas fundamentais da realidade social portuguesa, dispõe-se através deste protocolo de cooperação a apoiar projectos de investigação de mútuo interesse no âmbito dos estudos sócio-demográficos sobre o envelhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário