O mês de Outubro não trouxe alterações ao comportamento das exportações relojoeiras suíças, que diminuíram 22,7 por cento em valor, comparado com Outubro do ano passado. No acumulado dos 10 primeiros meses de 2009, a retração cifra-se nos 25,5 por cento.
As exportações em relógios de ouro foram as que menos diminuíram em valor, enquanto os relógios de gama baixa, abaixo dos 200 francos suíços à saída de fábrica, reduziram em 37,2 por cento em Outubro.
Em Outubro, Portugal, que ocupava no mês o 21º lugar entre os principais mercados, teve um comportamento excepcional, com as importações de relógios suíços a aumentarem 26,1 por cento em valor, face a Outubro de 2008. No acumulado de Janeiro a Outubro, Portugal está em 23º lugar, com uma redução de 10,5 por cento.
A Espanha, 11º mercado helvético, teve mais uma vez em uma das maiores reduções, menos 34,5 por cento em Outubro. No acumulado, a diminuição é semelhante. Ainda de Janeiro a Outubro, Estados Unidos, menos 41,8 por cento e Japão, menos 34,1 por cento, respectivamente 2º e 6º mercados, são das quebras mais significativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário