Sabia que o ferro que lhe tinge o sangue é anterior a si, mesmo ao planeta Terra? Que, somos literalmente, feitos de pó de estrelas?
Que, primordialmente extra-terrenos, andamos agora à procura de vida extra-terrestre? E que há astrónomos portugueses a participar em programas internacionais que, dentro em breve, deverão comprovar a existência dela noutros planetas?
Portugal também teve astrónomos que foram citados por Newton, reis que decretaram a construção de observatórios astronómicos e matemáticos que calcularam nos astros as rotas dos oceanos.
A astronomia, tão ligada desde sempre ao Tempo e à sua medição, faz universalmente parte de nós, da nossa história e cultura, desde o Neolítico.
De tudo isto se vai falar no documentário "Anos-Lusos"
O Observatório Astronómico de Lisboa associa-se ao seu lançamento, havendo uma primeira apreciação do filme às 21:30 horas da próxima quinta-feira, dia 17, no OAL, com a presença dos realizadores e dos demais astrónomos que participaram no filme.
Após a apresentação e o visionamento de um excerto do documentário, as pessoas presentes serão convidadas a observar os astros através de telescópios.
O documentário “ANOS-LUSOS” será exibido na RTP2 no dia 19 de Setembro de 2009 (Sábado) às 21 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário